Conselhos Temáticos e Setoriais

10 de setembro de 2025

Smart Energy 2025 reúne especialistas para discutir transição energética

Compartilhe:

Foi aberta na manhã desta quarta-feira (10), no Campus da Indústria, em Curitiba, a Smart Energy 2025 – Conferência Internacional de Energias Inteligentes. Promovido pela Fiep e pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o evento é organizado pela Rede Paraná Tecnologia e Metrologia e segue até quinta (11), discutindo temas como a transição energética, com ênfase na geração da energia a partir de fontes renováveis e sustentáveis.

Na abertura da conferência, a Fiep foi representada pelo vice-presidente Helio Bampi, que destacou que a busca por soluções para a área energética é uma das prioridades para o desenvolvimento industrial do Paraná. Por isso, principalmente por meio do seu Conselho Temático de Energia, a Fiep tem atuado fortemente em prol de soluções estruturantes para esse setor.

Entre outras iniciativas, foi destacada a parceria entre Fiep e Copel para a elaboração do Mapa Energético do Paraná. Essa pesquisa, cujos resultados serão apresentados em breve, foi realizada com indústrias de todas as regiões para traçar um panorama completo sobre produção, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica no estado. Bampi ressaltou, ainda, que conferências como a Smart Energy são fundamentais para a troca de conhecimentos e para articulações para impulsionar soluções que garantam o avanço sustentável da indústria e da sociedade.

Programação
Logo após a abertura oficial, a primeira palestra do evento foi proferida pelo presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa Neto. Ele apresentou o Plano Estratégico Quinquenal de Inovação (PEQuI), que define ações de inovação do setor elétrico, com planejamento iniciado em 2023 e execução prevista até 31 de dezembro de 2028.

Em seguida, foi realizado o painel intitulado “Os caminhos para o setor de energia integrado e resiliente”, que discutiu os desafios do setor, a transição energética e a crise energética. O debate teve as participações do presidente da subsidiária da Região Sul da Eletrobras, Cleicio Poleto Martins, do diretor financeiro da Itaipu Binacional, André Pepitone, e do diretor de Operações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Christiano Vieira da Silva.

Ainda nesta quarta, a programação segue com painéis e palestras de especialistas abordando temas como o papel do gás Natural e do hidrogênio renovável na competitividade industrial; a infraestrutura para mobilidade elétrica; a infraestrutura energética para data centers; e a transição energética e modernização do setor elétrico. Na quinta, os debates seguem com temáticas como focadas principalmente em biocombustíveis e hidrogênio renovável.

A programação completa está disponível em smartenergy.org.br.

FAÇA PARTE DO CANAL DE COMUNICAÇÃO DO SISTEMA FIEP 
Faça parte do Canal do Sistema Fiep no WhatsApp! Entre direto com o link: https://t2m.io/CanalComunicacao.
Junte-se a nós e fique por dentro de tudo o que o Sistema Fiep faz para transformar o Paraná no melhor ambiente para o desenvolvimento industrial do Brasil.

Fique por dentro:

Fique por dentro das últimas notícias!

Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!

Fechar [x]Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná).
Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.