Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!
Os setores da construção civil e pesada vivem um momento de expansão
no Norte do Paraná, impulsionando empregos, modernizando cidades e atraindo grandes investimentos. Segundo levantamento
da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), de forma geral, a construção emprega
mais de 183 mil trabalhadores formais em 26 mil empresas no Estado, sendo responsável por 16,5% dos postos de trabalho
industriais.
Entre janeiro e agosto deste ano, o setor abriu quase 10 mil novas vagas, confirmando sua capacidade de reagir rapidamente às oscilações econômicas. Em 2022, representou 13,4% do PIB Industrial do Paraná, consolidando-se como um dos segmentos mais dinâmicos da economia estadual.
No Norte, essa área tem mostrado vigor e protagonismo, especialmente em cidades como Londrina e Apucarana, que registram aumento expressivo de obras e lançamentos imobiliários. De acordo com dados da RAIS de 2024, são 3.700 estabelecimentos industriais no setor de construção, o que representa 14% do total de empresas do ramo no estado. A região Norte também emprega quase 22 mil trabalhadores, respondendo por 12% do total de vagas do segmento no Paraná, de acordo com informações do Novo Caged até setembro deste ano.
A vice-presidente da Fiep e presidente do Sinduscon Norte, Célia Catussi, destaca que Londrina vem se consolidando como um dos polos de maior dinamismo do setor. “O Norte do Paraná vivencia um momento de forte expansão na construção. Londrina, em especial, consolida-se como polo de inovação e referência em qualidade no setor, registrando em 2024 um volume geral de vendas superior a 3 bilhões de reais”, garante.
Ela destaca ainda que o desenvolvimento da região está amparado em dois eixos fundamentais: melhoria da infraestrutura regional e a valorização da formação e qualificação profissional. “São desafios que exigem esforços conjuntos entre o poder público, o setor produtivo e as entidades representativas, com o objetivo de garantir o desenvolvimento contínuo e sustentável da indústria da construção no Norte do Paraná”, completa.
A Rota Estratégica da Indústria da Construção 2040, conduzida pela Fiep, traça diretrizes para o futuro do setor com foco em produtividade, sustentabilidade e inovação. A iniciativa busca conectar empresas, universidades e governos, ampliando a capacidade de inovação e tornando a construção um vetor de desenvolvimento regional em todo o Paraná.
Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!