Conselhos Temáticos e Setoriais

21 de novembro de 2025

Indústria paranaense reforça agenda ambiental no 2º EPMAIS em Curitiba

Compartilhe:

O setor industrial do Paraná se prepara para um dos eventos mais importantes do calendário ambiental de 2025. O 2º Encontro Paranaense de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade (EPMAIS), promovido pelo Conselho Temático de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), acontece dia 2 de dezembro, das 8 horas às 18 horas, no Campus da Indústria, em Curitiba, vai reunir empresários, representantes do poder público, especialistas e entidades de diversos setores para debater licenciamento, gestão hídrica, economia circular e mudanças climáticas.

O evento ocorre em um momento de crescente demanda por soluções ambientais no setor produtivo e consolida o Paraná como polo de debates e práticas sustentáveis. Com programação estendida, o evento terá abertura institucional, painéis técnicos e assinatura de termo de cooperação.

O coordenador do Conselho Temático de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Fiep, Nilo Cini, destaca o papel mobilizador do encontro. “O EPMAIS se tornou um espaço essencial para que a indústria paranaense avance de forma integrada na agenda ambiental, compartilhe boas práticas e construa soluções que respondam aos desafios climáticos e regulatórios do país”, afirma.

Debates estratégicos e agenda técnica

Entre os destaques do dia está o Painel de Líderes, que reunirá representantes de grandes empresas para debater práticas ESG e o papel da indústria nas transformações necessárias para um futuro mais sustentável.

A programação técnica segue com discussões sobre licenciamento ambiental, conduzidas por especialistas do Instituto Água e Terra e da CNI, além do painel sobre recursos hídricos, que trará experiências de reuso e estratégias de segurança hídrica. Outro eixo relevante será o painel de economia circular, que discutirá simbiose industrial e novas práticas de reaproveitamento de materiais.

Sustentabilidade em foco e agenda climática

No período da tarde, o painel sobre mudanças climáticas reunirá especialistas nacionais para avaliar as estratégias de mitigação, adaptação e discussões do tema. A mesa também destacará a recuperação da indústria gaúcha após as enchentes de 2025, apresentando lições de resiliência e prevenção.

Um dos anúncios mais aguardados do dia será a assinatura do termo de cooperação que marca o lançamento do Programa de Descarbonização da Indústria Paranaense, iniciativa do SESI Paraná em parceria com BRDE, Fundação Araucária e SEDEST. O programa oferecerá capacitação técnica, linhas de financiamento e suporte científico para empresas que buscam modernizar processos e reduzir emissões, alinhando o setor industrial às metas estaduais de neutralidade climática até 2050.

Após o evento, acontecerá a cerimônia de outorga do Selo Clima Paraná, às 19 horas, que neste ano reconhecerá mais de 300 organizações por suas práticas ESG e avanços em gestão de emissões. O evento é promovido pela Sedest com apoio da Fiep.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site https://epmais.org.br/ .

Fique por dentro:

Fique por dentro das últimas notícias!

Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!

Fechar [x]Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná).
Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.