Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Guaíra (CODEG) promoveu, nesta semana, um encontro estratégico reunindo representantes da sociedade civil organizada, poder público e lideranças empresariais para debater o futuro econômico e a infraestrutura do município e região.
O encontro, sob a condução do presidente do CODEG e conselheiro regional da Fiep no Oeste do Paraná, Ghassan Saifedine Filho, que atuou como anfitrião das discussões. Ele destacou a importância de unir diferentes setores para avançar em projetos estruturantes e recebeu a equipe do Sistema Fiep, que apresentou propostas e análises estratégicas para o desenvolvimento local.
“Hoje nós tivemos a presença da Fiep, com o nosso superintendente João Arthur, que falou sobre a infraestrutura do nosso estado e trouxe a discussão para a realidade de Guaíra. Contamos com a presença de representantes do poder público e da sociedade organizada para debater pontos importantes em âmbito municipal, estadual, federal e internacional, especialmente na área de infraestrutura. Agradeço novamente à Fiep por estar presente e conto com todos nas próximas reuniões”, afirmou Saifedine Filho.
A reunião contou ainda com a participação de setores como agricultura, transporte, turismo, indústria, academia e segurança pública, além de autoridades locais. O economista do Sistema Fiep, Marcelo Percicotti, apresentou propostas para a formação de um novo Distrito Industrial e destacou oportunidades de atração de investimentos para a região. O superintendente da Fiep, João Arthur Mohr, abordou a pauta de infraestrutura rodoviária, com foco nas questões relacionadas aos pedágios da região, especialmente dos lotes 4 e 5, cujas licitações estão previstas para outubro deste ano. Ambos os lotes têm início em Guaíra: o lote 5 segue até Cascavel e o lote 4 até Maringá, abrangendo obras estratégicas para o escoamento de produção e melhoria da logística regional.
Entre os temas discutidos, também ganharam destaque a ampliação da intermodalidade logística, com uso da hidrovia do Rio Paraná para o transporte de grãos como soja e milho, que poderão ser transformados em proteína animal —, o fortalecimento da indústria de rações e o escoamento de produtos como areia e derivados.
O turismo regional, com potencial de integração com Salto del Guairá, no Paraguai, também esteve na pauta. Durante o encontro, foi anunciada a criação de um escritório de projetos financiado por Itaipu Binacional por dois anos, com o objetivo de desenvolver iniciativas estruturantes para os municípios lindeiros à usina. Além disso, estão em andamento negociações com o governo paraguaio para a construção de uma ponte ferroviária ligando Salto del Guairá a Guaíra, facilitando a movimentação de cargas agrícolas para processamento na região.
De acordo com os organizadores, a reunião reforça a importância da articulação entre poder público e iniciativa privada para transformar o potencial econômico de Guaíra em ações concretas de desenvolvimento industrial, logístico e turístico.
Sobre o CODEG
O
Conselho de Desenvolvimento Econômico de Guaíra é composto por representantes da sociedade civil organizada
e do poder público, atuando para promover ações e projetos voltados ao crescimento sustentável
do município e região.
Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!