Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!
O Coordenador do Conselho Temático
de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Nilo
Cini Junior, marcou presença em dois importantes eventos para o desenvolvimento da Economia Circular no Brasil, nos
dias 15 e 16 de outubro de 2024, na Casa Firjan, no Rio de Janeiro. O primeiro foi o lançamento da série de
normas ABNT NBR ISO 59000, organizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); o segundo,
intitulado “Economia Circular: Indústria, Estratégia e Políticas”, foi organizado pela Rede
de Economia Circular da CNI, conjuntamente à Firjan e à FIESP.
Os eventos foram palco de discussões sobre estratégias para integrar a economia circular às políticas públicas e empresariais. Entre os principais temas abordados estavam o papel da indústria na transição para uma economia circular, as oportunidades de negócios sustentáveis e as políticas necessárias para impulsionar esse modelo econômico no Brasil.
Neste contexto, Nilo Cini destacou a importância da economia circular como um novo paradigma industrial, reforçando a necessidade de engajamento do setor produtivo na implementação de práticas sustentáveis que promovam a redução de resíduos e o reaproveitamento de materiais. "A Indústria deve olhar a Economia Circular como um Sistema Econômico, diferente do modelo tradicional Linear, ela é projetada para ser Regenerativa e Restaurativa desde seu início, desta forma o futuro da indústria passa pela capacidade de criar soluções sustentáveis integradas, que reduzam o impacto ambiental e aumentem a eficiência no uso dos recursos", afirmou Cini.
Lançamento das Normas ABNT NBR ISO 59000
A série de normas ABNT NBR ISO 59000 estabelece diretrizes para a implementação de práticas de economia circular nas indústrias, orientando empresas e gestores na adoção de modelos de negócios mais sustentáveis. Esta nova norma técnica foi recebida como um marco para o setor industrial brasileiro, que busca alinhar-se às tendências globais de sustentabilidade e contribuir para o cumprimento da agenda climática.
Segundo os especialistas presentes, a adoção dessas normas será essencial para que o Brasil possa se posicionar como um líder na economia circular, adotando práticas que gerem valor, ao mesmo tempo preservem os recursos naturais.
Economia Circular na Prática
Na tarde do dia 15, a CNI, Firjan e FIESP lançaram a publicação intitulada "Economia Circular na Prática: guia de implementação segundo a série ABNT NBR ISO 59000". O guia oferece uma explicação clara e acessível dos principais conceitos e fundamentos da economia circular, além de fornecer orientações práticas para sua implementação pelas empresas.
Acesse a publicação aqui.
A importância da Rede de Economia Circular
A Rede de Economia Circular, da qual Nilo Cini representa a Fiep, atua como uma plataforma de diálogo entre a indústria, governo e sociedade civil, visando à promoção de práticas que gerem benefícios ambientais e econômicos. As discussões realizadas durante o evento promovido pela Rede abordaram a necessidade de fortalecer a cooperação entre os diversos atores envolvidos, para ampliar a adoção de estratégias circulares no Brasil.
Cini reafirmou o compromisso da Fiep em apoiar as indústrias paranaenses na transição para a economia circular. A participação nestes eventos promove o conhecimento e aprendizado, que serão compartilhados pelo Sistema Fiep com as Empresas. "O Paraná já tem um papel de destaque em iniciativas sustentáveis, e nossa missão é continuar incentivando a indústria a incorporar essas práticas que beneficiam não apenas o meio ambiente, mas também a economia, é uma das Economias do Futuro”, concluiu.
Encontro Paranaense de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade (EPMAIS)
A Fiep realizará nos dias 29 e 30 de outubro a primeira edição do Encontro Paranaense de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade (EPMAIS). O evento, que já registra mais de 500 participantes inscritos, contará com um painel dedicado à Economia Circular, oferecendo uma visão abrangente sobre o tema, com destaque para a recém-publicada série de Normas ABNT NBR ISO 59.000.
*** Para saber mais informações sobre o evento clique aqui.
Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!