Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!
O vice-presidente da Fiep Miguel Rubens Tranin, que coordena o Conselho
Temático de Assuntos Legislativos, representou a entidade, nesta segunda-feira (17), na cerimônia de início
da construção da Agenda Legislativa da Indústria 2026. Realizado na sede da Confederação
Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, o evento reuniu representantes de 178 instituições,
incluindo Federações das Indústrias e de associações setoriais de todo o país.
Na ocasião, a CNI detalhou como será o processo de priorização dos projetos de lei que tramitam no Congresso e que têm maior impacto sobre a indústria. Também apresentou o cronograma dos encontros e etapas que farão parte desse processo, ao fim do qual serão definidos os projetos que farão parte da Agenda, documento entregue anualmente a todos os parlamentares com o posicionamento da indústria em relação a cada uma das propostas selecionadas.
O evento desta segunda contou com as presenças do presidente da CNI, Ricardo Alban, e do presidente do Conselho de Assuntos Legislativos da Confederação, Paulo Afonso Ferreira. A condução técnica do encontro ficou a cargo do diretor de Assuntos Legislativos da CNI, Roberto Muniz, que ressaltou que a 31ª edição da Agenda Legislativa refletirá as “preocupações de alguém que está pensando em um Brasil maior”.
Segundo ele, o documento será um reflexo do que é mais importante para a indústria e a economia brasileira. “A gente trouxe para a Agenda Legislativa uma centralidade na estratégia da CNI. O nosso primeiro passo é a defesa do interesse e a promoção da indústria. Para isso, precisamos ter cada vez mais uma atuação forte e presente no Congresso Nacional”, enfatizou Muniz.
A construção da Agenda Legislativa conta com participação das entidades que compõem a base industrial do país e reflete o resultado de uma ampla consulta promovida pela CNI junto às 27 federações estaduais das indústrias, além de associações setoriais e sindicatos da indústria.
Roberto Muniz observou que a Agenda Legislativa da Indústria é mais do que uma simples lista de prioridades para o setor industrial, mas uma coligação de propostas e iniciativas que têm potencial de impulsionar o crescimento econômico, promover a inovação e melhorar a competitividade do Brasil no cenário global. “Ao longo de seus 30 anos, a Agenda Legislativa tem sido uma plataforma para o diálogo construtivo entre o setor industrial e o governo”, frisou o diretor de Relações Institucionais da CNI.
No evento realizado na sede da CNI, também foram homenageados 12 representantes de entidades que tiveram papel importante no processo de construção das agendas legislativas de 2023, 2024 e 2025.

Fotos: Iano Andrade / CNI
FAÇA PARTE DO CANAL DE COMUNICAÇÃO DO SISTEMA FIEP
Faça parte do Canal
do Sistema Fiep no WhatsApp! Entre direto com o link: https://t2m.io/CanalComunicacao.
Junte-se a nós e fique por dentro de tudo o
que o Sistema Fiep faz para transformar o Paraná no melhor ambiente para o desenvolvimento industrial do Brasil.
Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!