Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!
O diretor da Fiep, José Eduardo Souza Peixoto, assumiu nesta sexta-feira (25/10) a coordenação do Conselho Temático de Relações do Trabalho. Ele substitui Flavio Furlan, que estava no cargo desde outubro do ano passado, e assumiu novos desafios em outras atividades do setor produtivo paranaense. A transição aconteceu durante a reunião bimestral do conselho, que continua contando com o trabalho do vice-coordenador, Biratã Giacomoni.
Furlan é advogado e ao transmitir o cargo destacou que a Fiep tem um corpo jurídico eficiente. "Essa equipe sempre nos apoiou nas tratativas do Conselho. Agradeço a todos pelas contribuições e me comprometo a continuar atuando na defesa dos interesses dos empresários", falou. Giacomoni agradeceu o trabalho desempenhado por ele à frente do Conselho, destacando sua liderança na condução da pauta trabalhista na Fiep. "Seu compromisso e empenho foram fundamentais para a realização de inúmeras reuniões produtivas e para a organização de eventos de grande relevância, como aqueles que abordaram o assédio eleitoral e a contratação de pessoas autônomas e jurídicas na indústria. Esses momentos trouxeram discussões essenciais e nos ajudaram a avançar em temas importantes", ressaltou o vice-coordenador. Na sequência, procedeu a transição do cargo.
Em sua primeira fala como coordenador, Peixoto agradeceu a indicação e a oportunidade de liderar um conselho tão dinâmico e relevante para a indústria. ”É um desafio grande, mas meu objetivo é fazer o empresário mudar sua visão sobre o tema de relações trabalhistas com um olhar focado em pessoas. Isso é necessário para que as relações de trabalho ganhem velocidade na mesma proporção em que as mudanças acontecem no mundo”, disse.
Peixoto é engenheiro industrial elétrico formado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet/PR), com MBA pela Fundação Dom Cabral e pela Northwetern Univerity, de Chicago, nos Estados Unidos. Trabalhou como executivo em empresas de diversas áreas e portes até que, em 2009, abriu seu próprio negócio, a Ocle Engenharia, especializada em soluções e instalações industriais e elétricas. Ele também atua no ramo imobiliário de alto padrão, como sócio da J8 Imóveis.
O novo coordenador destacou a característica do conselho de lidar com pessoas, fato que considera aderente à sua atividade profissional. Gestor de uma indústria com 500 colaboradores, sendo 400 em atividade de alto risco, ele acredita que gestores precisam aprender e gostar de se relacionar com pessoas. “Precisamos falar sobre elas, sobre segurança e relações de trabalho, o que todos já fazem aqui. Não podemos renegar isso a um segundo plano”, enfatizou.
“Nunca vou perder esse foco principal e acredito que o futuro desse conselho é ter em mente que precisamos sair da contensão para avançar na prevenção e isso se faz com educação do empresário, trazendo aqui subsídios, informações, conhecimento técnico e questões práticas para que ele aprenda a se planejar e se antecipar aos problemas”, concluiu.
Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!