Conselhos Temáticos e Setoriais

1 de outubro de 2025

Congresso Nacional Moveleiro 2025 é aberto em Curitiba

Compartilhe:

Foi aberta na tarde desta quarta-feira (1º), no Campus da Indústria, em Curitiba, a 12ª edição do Congresso Nacional Moveleiro. O evento, que segue até esta quinta (2), é promovido pelo Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel). A programação deste ano reúne nomes de referência do varejo, da arquitetura, da tecnologia, da economia e da indústria, conectando tendências globais com os desafios reais das empresas brasileiras do setor.

A abertura do congresso teve a participação do presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos. Ele destacou os inúmeros desafios que a indústria brasileira vem enfrentando, tanto por questões internas do país quanto pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos a diversos setores, incluindo o moveleiro. “Nós estamos à deriva e precisamos entender os desafios que temos pela frente. Eu entendo que a Federação, a exemplo do Brasil, tem que buscar reforçar a resiliência das nossas cadeias de valor”, disse, afirmando ainda que ações promovidas dentro do Congresso Moveleiro contribuem para isso. “A Abimóvel dá exemplo aqui, junto com a Apex, quando busca novos mercados para o setor moveleiro. Isso é melhorar a cadeia de resiliência”, completou.

Vasconcelos reforçou, ainda, que é preciso criar condições no Brasil para que a indústria se desenvolva plenamente. “A economia é a capacidade de dos ativos econômicos, que são os CNPJs, se desenvolverem. Governos não são ativos econômicos e nunca serão. Governos passam e nós não estamos preocupados com os CNPJs do país, porque temos a maior carga tributária entre os emergentes e a nossa cadeia produtiva sofre com um Custo Brasil inigualável”, declarou. “O que pode nos ajudar? É entender que pessoas como vocês, que acreditam no setor, que acreditam nas suas entidades, podem erguer a voz”, acrescentou.

Já o presidente da Abimóvel, Irineu Munhoz (foto abaixo), ressaltou que a edição atual tem o objetivo de criar conexões que gerem novas oportunidades para o setor. “Este ano, o tema que nos guia é: ‘Conectando empresas e gerando negócios’. Acreditamos que, quando fortalecemos os laços entre indústria, design, tecnologia, varejo e mercados internacionais, abrimos portas e ampliamos a competitividade, a sustentabilidade e novas oportunidades para o setor”, disse Munhoz, que é também vice-presidente da Fiep e coordenador do Conselho Setorial da Indústria Moveleira da entidade.

Também estiveram presentes na abertura os vice-presidentes da Fiep Edgar Behne, vice-coordenador do Conselho Setorial da Indústria Moveleira, Fabrício Antonio Moreira Neto, vice-coordenador do Conselho Setorial da Indústria da Madeira, e João Alberto Soares de Andrade, além do diretor Mauro Pereira Schwartsburd e de presidentes e representantes de sindicatos empresariais ligados ao setor. Entre outras autoridades, compareceram ainda o secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, e o deputado estadual Fabio Oliveira, que é presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior e vice-presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa do Paraná.

Programação
Em seus dois dias de programação, o evento possibilita uma imersão com especialistas nacionais e internacionais, com mais de 11 horas de conteúdo, rodadas de negócio, inovação, design e uma premiação que celebra o melhor da movelaria nacional.

Entre os principais palestrantes estão Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza, que compartilha as estratégias que transformaram o varejo brasileiro; João Appolinário, fundador da Polishop, com insights sobre inovação, posicionamento de mercado e construção de marcas longevas; Caito Maia, fundador da Chilli Beans, com uma palestra sobre como construir marcas que viram cultura e criam conexões reais com o público; Patricia Pomerantzeff, arquiteta e influenciadora, que mostra como o design de interiores pode impulsionar a colaboração entre arquitetos, marceneiros e fabricantes; Anderson Rios, especialista em indústria 4.0; e Caio Megale, da XP Inc., com uma análise sobre as tendências econômicas e os cenários de mercado.

Além das palestras e painéis, o Congresso Nacional Moveleiro 2025 também oferece experiências como uma mostra que apresenta os 56 projetos finalistas do Prêmio Design da Movelaria Nacional, iniciativa da Abimóvel com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e do Sebrae, destacando o que há de mais inovador no design de mobiliário brasileiro. Os vencedores do prêmio seguirão para grandes feiras internacionais, como o Salão do Móvel de Milão 2026 (iSaloni).

Além disso, com foco na internacionalização do setor, o Congresso também sediará uma edição especial do Projeto Comprador, realizado pela Abimóvel, em parceria com a ApexBrasil, por meio do Projeto Brazilian Furniture. A ação reunirá fabricantes nacionais e compradores estrangeiros em encontros estratégicos, fomentando exportações e fortalecendo a imagem do mobiliário brasileiro no mercado global.

Casa Conceito
Outra atração é a Casa Conceito, iniciativa que transforma ideias em experiências reais. Assinada pela arquiteta Katalin Stammer e com estrutura da empresa AEF Modular, a instalação convida à reflexão sobre a convivência, o combate à solidão e a promoção do bem-estar por meio da arquitetura e do design.

A programação inclui ainda a premiação de alunos do Colégio Sesi Paraná e uma programação que vai além do auditório, com roteiros criativos, experiências culturais e uma imersão no ecossistema de inovação e design da capital paranaense.

FAÇA PARTE DO CANAL DE COMUNICAÇÃO DO SISTEMA FIEP
Faça parte do Canal do Sistema Fiep no WhatsApp! Entre direto com o link: https://t2m.io/CanalComunicacao.
Junte-se a nós e fique por dentro de tudo o que o Sistema Fiep faz para transformar o Paraná no melhor ambiente para o desenvolvimento industrial do Brasil.

Fique por dentro:

Fique por dentro das últimas notícias!

Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!

Fechar [x]Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná).
Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.