Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!
A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep)
comemorou a aprovação, na última terça-feira (11), do Projeto de Lei nº 1015/2025, que institui
o Programa de Melhorias do Sistema de Telecomunicação e Conectividade Rural – Paraná Conectado.
Para a entidade, a iniciativa representa um avanço estratégico para a digitalização do campo paranaense,
com impactos diretos na produtividade da agroindústria, na qualidade de vida no meio rural e no desenvolvimento sustentável
do Estado.
Aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o programa tem como foco ampliar a conectividade de comunidades e propriedades rurais, com internet banda larga e sinal de telefonia móvel. A Fiep teve papel protagonista na construção do projeto, por meio da atuação de seu Conselho Temático de Telecomunicações. De acordo com Helio Bampi, vice-presidente da Federação e coordenador do conselho, a entidade contribuiu diretamente para a formulação do programa.
Bampi destaca ainda os impactos positivos da cobertura digital nas atividades produtivas e na qualidade de vida no campo. “A cobertura digital no campo impacta positivamente a indústria de transformação, aumentando a produtividade na cadeia logística, nos processos produtivos, nas operações e manutenções. Proporcionará também a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e produtores rurais, e para seus descendentes, evitando o êxodo para as cidades”, enfatiza. “A economia do estado terá um significativo aumento do PIB, impulsionada pela conectividade rural cobrindo todo o território paranaense”, completa.
A opinião é compartilhada pelo deputado estadual Fabio Oliveira, um dos principais articuladores da proposta na Alep. “A conectividade rural efetiva, como vai acontecer agora, reduz custos de produção, aumenta a produtividade e ajuda a resolver um problema social grave, que é o êxodo rural”, diz. O parlamentar recorda que o debate sobre o programa ganhou impulso em agosto de 2023, durante a audiência pública “Conectividade no Campo: cenário atual e as necessidades da agropecuária paranaense”, promovida em parceria com o Sistema Ocepar e diversas entidades do setor.
O que prevê o Paraná Conectado
De caráter estruturante, o programa será coordenado
pelas secretarias estaduais da Agricultura e Abastecimento (Seab) e da Inovação e Inteligência Artificial
(Seia). Ele tem duas frentes principais de atuação:
Além da infraestrutura, o programa contempla capacitações técnicas para uso das tecnologias, incentivos tributários, criação de um cadastro público de empresas e técnicos habilitados, além da recomendação de softwares de gestão agropecuária. A Patrulha Rural da Polícia Militar, por exemplo, é uma das ações que será reforçada com a digitalização, ampliando a segurança no campo.
Foto: Ari Dias/AEN
FAÇA PARTE DO CANAL DE COMUNICAÇÃO DO SISTEMA FIEP
Faça parte do Canal
do Sistema Fiep no WhatsApp! Entre direto com o link: https://t2m.io/CanalComunicacao.
Junte-se a nós e fique por dentro de tudo o
que o Sistema Fiep faz para transformar o Paraná no melhor ambiente para o desenvolvimento industrial do Brasil.
Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!