Conselhos Temáticos e Setoriais

16 de julho de 2025

Conselho Automotivo debate inclusão, inovação e integração com políticas públicas

Compartilhe:

Reunião de julho destacou avanços em ações estratégicas, inclusão de migrantes na indústria e soluções digitais para a cadeia automotiva

A reunião do Conselho Setorial da Indústria Automotiva da Fiep, realizada em 7 de julho no Campus da Indústria, reuniu representantes de empresas, sindicatos, universidades e técnicos do Sistema Fiep para tratar de temas estruturantes da cadeia automotiva paranaense. A agenda teve como destaques o programa Indústria Acolhedora, apresentado em parceria com o Governo do Estado, o Programa Mover – Hands On, voltado à digitalização e ganho de produtividade, e a atualização dos Macro Objetivos estratégicos do Conselho.

Leonardo Menocin, da Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços, apresentou a proposta de ampliação do Programa Indústria Acolhedora com apoio da estrutura regional da pasta. A intenção é mapear regiões e indústrias estratégicas, realizar visitas técnicas, promover capacitações conjuntas e desenvolver selos de reconhecimento às empresas acolhedoras. De acordo com ele, a ideia não é criar um programa paralelo, mas somar esforços em torno de uma iniciativa já consolidada pelo Senai. Também destacou que muitos migrantes chegam ao Brasil com formação técnica e superior, especialmente em áreas como engenharia, manutenção automotiva e elétrica, mas enfrentam dificuldades para revalidar diplomas. Fabiane Franciscone, superintendente do Senai/PR, afirmou que há vagas abertas em cursos gratuitos e que, com a identificação prévia de perfis profissionais, é possível direcionar a qualificação profissional com agilidade e eficiência. Representantes empresariais reforçaram a importância de preparar lideranças para lidar com a diversidade cultural no ambiente de trabalho e de aproximar as empresas das etapas de formação, alinhando os cursos às necessidades reais da indústria.

Na sequência, o gerente de Tecnologia e Inovação da Fiep, Almir Joaquim da Silva, apresentou o Programa Mover – Hands On, reestruturação do antigo Rota 2030 voltado à descarbonização e aumento da competitividade da cadeia automotiva. Coordenado nacionalmente pelo Senai, o programa atua em três frentes: consultorias tecnológicas, qualificação profissional e projetos de inovação. No Paraná, o foco tem sido as consultorias aplicadas, com resultados expressivos: mais de 67 empresas já atendidas na sexta chamada, com ganhos de produtividade acima de R$ 17 milhões. Os projetos oferecem até 600 horas de consultoria gratuita por empresa, com aumento médio de produtividade superior a 30%. Almir detalhou o uso de tecnologias como sensores, sistemas MES, simuladores 3D e monitoramento em tempo real. Destacou ainda que o programa é voltado a fornecedores da cadeia automotiva, e não a montadoras, e que os recursos são disputados em chamadas nacionais extremamente concorridas. A superintendente do Senai reforçou que o desafio é ampliar o acesso de pequenas e médias indústrias, muitas vezes fora do radar desses editais.

O coordenador Carlos de Paula apresentou as novas metas que passam a integrar os Macro Objetivos do Conselho até o fim da atual gestão. Entre elas estão a criação de uma política de acesso ao Parque Tecnológico da Indústria voltada a micro, pequenas e médias empresas; a integração do setor automotivo com ecossistemas de inovação como a UTFPR e o Vale do Pinhão; o mapeamento de ativos industriais com potencial de

reaproveitamento, incluindo estruturas obsoletas; a regulamentação do uso dos dados gerados pelo Observatório Sistema Fiep; e a construção de uma parceria com o Sebrae para ampliar a transformação digital nas indústrias de menor porte.

Durante a reunião também foi anunciada a realização da feira Induspar, de 5 a 8 de agosto, no Expotrade Pinhais, com apoio institucional da Fiep. No evento, haverá uma rodada de negócios voltada ao setor automotivo organizada em parceria com o Sebrae, com inscrições gratuitas e encontros concentrados em meio período.

#Fiep #IndústriaAutomotiva #MoverHandsOn #IndústriaAcolhedora #InovaçãoIndustrial #MacroObjetivos #InclusãoProdutiva #ParqueTecnológico #SistemaFiep #TransformaçãoDigital

Fique por dentro:

Fique por dentro das últimas notícias!

Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!

Fechar [x]Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná).
Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.