Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!

Conselho da Fiep discute territorialidade sindical, atualiza rota estratégica e rodada internacional para o setor
O Conselho Setorial da Indústria Metal Mecânica da Fiep realiza sua reunião de julho com uma pauta estratégica, com apresentação de um estudo sobre as bases territoriais dos sindicatos patronais do setor no Paraná. Conduzido pelo coordenador Marcus Vinícius Gimenes, o encontro também detalha os avanços da campanha de valorização setorial, a atualização da Rota Estratégica da Indústria Metalmecânica e os preparativos para uma nova rodada de negócios internacional com foco em tecnologia voltada ao agronegócio.
Juliana Dias, gerente de Relações Sindicais da Fiep, é responsável por apresentar um estudo técnico sobre as bases territoriais e categorias econômicas dos sindicatos patronais do setor. A análise cruzou dados do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES), estatutos das entidades e convenções coletivas. O levantamento revela sobreposições em dezenas de municípios, inclusive com casos em que até três sindicatos reivindicam o mesmo território. Por isto, é proposto um redesenho da cobertura sindical em todos os 399 municípios do Estado, com base preferencial nos dados estatutários, visando aproximar a representação da realidade local. Juliana reforça que a Fiep oferecerá suporte jurídico para todo o processo formal de atualização junto ao Ministério do Trabalho.
Na sequência, a gerente de marketing da Fiep, Fabiola Maziero Pinheiro Sant Ana, apresenta os resultados da campanha de valorização do setor metalmecânico, que teve como foco fortalecer a imagem da indústria paranaense. A iniciativa atingiu cerca de 69 mil pessoas por meio de redes sociais, matérias em veículos regionais, vídeos institucionais e postagens comemorativas, desde a Semana do Dia do Metalúrgico em abril. A campanha resultou no crescimento de seguidores nas redes sociais da Fiep.
Outro ponto de destaque da reunião é a atualização da Rota Estratégica da Indústria Metalmecânica, conduzida por Sidarta Ruthes, gerente executivo do Observatório da Fiep. A metodologia envolve entrevistas com lideranças do setor e painéis de especialistas regionais para consolidar uma visão de futuro até 2035. Já foram realizadas 13 entrevistas com empresários, representantes de universidades e órgãos públicos. Os painéis serão realizados em Maringá, Curitiba e Cascavel, e contarão com mesas temáticas sobre tendências tecnológicas, desafios regionais e objetivos estratégicos. O documento final será uma referência para políticas públicas e investimentos, servindo como ferramenta prática para tomada de decisões.
Encerrando a pauta, Amanda Lisboa, da Coordenação de Negócios Internacionais, apresenta a rodada de negócios para o setor de máquinas e tecnologias aplicadas ao agronegócio. O evento integra a programação do V Seminário de Negócios Internacionais e será realizado em 14 de agosto, no Campus da Fiep, com compradores do Paraguai e da Colômbia. Os participantes podem se preparar antecipadamente para as negociações com workshops sobre precificação para exportação, logística e negociação internacional. A seleção dos compradores será feita de acordo com os perfis das empresas paranaenses, para maximizar as oportunidades de negócio.
#ConselhoMetalmecânico #Fiep #IndústriaParanaense #RotaEstratégica #RelaçõesSindicais #Exportação #MarketingIndustrial #RodadaDeNegócios
Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!