Conselhos Temáticos e Setoriais

6 de maio de 2025

Conselho de Energia se reúne com equipe de atendimento a grandes consumidores da Copel

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Representantes do Conselho Temático de Energia da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) se reuniram, na última semana, em Curitiba, com diretores e técnicos da nova equipe da Copel Distribuição responsável pelo atendimento de grandes consumidores de energia. Esse núcleo foi recriado após uma sugestão apresentada à companhia pelo Conselho, com base em demandas levantadas junto a lideranças de todo o estado nas oficinas temáticas realizadas em 2024, dentro do primeiro ciclo dos Fóruns Regionais da Indústrias.

Repetindo o que já ocorreu no passado, a nova equipe é voltada para os clientes do chamado Grupo A, atendidos em média e alta tensão. Esses são os consumidores de maior porte, que têm maior complexidade técnica e regulatória. Na reunião, que foi o primeiro encontro presencial entre as partes, foi apresentada a equipe técnica responsável pela gestão desse núcleo, além de ações que a companhia já vem adotando para aprimorar o atendimento a esses grandes consumidores.

Também foram debatidas iniciativas conjuntas que podem ser adotadas em parceria entre Copel Distribuição, Conselho de Energia e setor produtivo para facilitar a comunicação entre a companhia e os usuários, levando mais informação às empresas, e para melhoria de processos de atendimento aos clientes. Entre essas ações está a possibilidade de criação de uma cartilha de esclarecimento e a realização de workshops para ampliar o conhecimento dos clientes sobre as normas e requisitos técnicos que os estabelecimentos devem cumprir para serem incluídos no Grupo A.

Para o coordenador do Conselho de Energia, Rui Londero Benetti, algumas ações indicadas pela Copel já devem melhorar em breve o atendimento aos clientes. “Os consultores que passarão a atuar a partir de junho já devem melhorar o canal de comunicação entre a companhia, os projetistas e os executores dos projetos”, afirmou, sugerindo ainda que a Copel também faça uma depuração de seus procedimentos internos como forma de agilizar os atendimentos. “Elaborar essa cartilha e a realizar workshops regionais também são ações para a gente colocar uma capilaridade maior nesse processo”, completou.

Já o vice-coordenador do Conselho, José Eduardo Peixoto, destacou também a importância de investimentos na infraestrutura energética do Paraná. “Nós estamos na porta de uma Reforma Tributária que vai mudar um pouco o arranjo dos investimentos no Brasil. A gente sabe que teve muito incentivo fiscal para levar indústrias para determinadas regiões que, às vezes, nem estavam desenvolvidas para isso. Com o fim desses incentivos, ter uma infraestrutura de qualidade vai ser um atributo de decisão de grupos para virem para o estado”, afirmou. “Se a gente quiser continuar com o Paraná crescendo nas taxas em que está crescendo, a gente vai precisar subir também essa barra da energia”, acrescentou, referindo-se a melhorias na infraestrutura elétrica e na qualidade de energia.

Pela Copel Distribuição, participaram da reunião o superintendente comercial Breno Cesar Souza Castro, o gerente do Departamento de Grandes Clientes e Poder Público, Rodrigo Priss, e o gerente de Grandes Clientes e Corporativos, André Zeni, além de técnicos do núcleo. Também estiveram presentes dois representantes da Superintendência-Geral de Gestão Energética da Secretaria de Estado do Planejamento: os coordenadores de Energia Elétrica, Sandro Nelson Vieira, e de Inovação, Infraestrutura, Mobilidade Elétrica, Baterias e Data Center, Zeno Luiz Iensen Nadal. Quem também participou foi o coordenador da Gerência Técnica e Econômica do Sistema Ocepar, Silvio Krinski.

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