Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!
Com objetivo de buscar ideias,
propostas e negociações para que as indústrias do Paraná se desenvolvam e estejam à frente
nesse contexto de transformação, Nilo Cini Junior, coordenador do Conselho Temático de Meio Ambiente
e Sustentabilidade da Fiep, participou do XVI Benchmarking Internacional de Resíduos Sólidos, que aconteceu
em Portugal, entre 8 e 17 de dezembro.
Ele fez uma imersão na evolução do setor ambiental em Portugal, especialmente na área dos resíduos sólidos. Um destaque dessa ação foi a visita ao ecoparque tecnológico, que envolve toda a parte de resíduos industriais para tratamento de materiais considerados perigosos, como regeneração de óleos usados, corantes e resíduos da indústria da construção civil.
Uma inovação observada foi um sistema de simbiose industrial onde o efluente lixiviado dos aterros, as cinzas do processo de tratamento térmico de resíduos e cimento são utilizados conjuntamente no encapsulamento de resíduos destinados aos aterros sanitários. “Com isso, conseguem otimizar bastante a vida útil de aterros, reduzir impactos ambientais e ainda os custos, pois quanto mais otimizado o processo, menor a taxa e valores de utilização do ecoparque por parte das empresas”, explica Nilo.
Outro destaque observado partiu de uma restrição de acesso. Devido à Guerra da Ucrânia, a compra de fertilizantes precisou ser substituída. Foi assim que passaram a processar resíduos orgânicos para utilização na agricultura, como no cultivo de laranjais e oliveiras.
O Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade atua na defesa de interesses do setor, promove debates e presta orientação às indústrias nos temas ligados ao meio ambiente e sustentabilidade.
Além disso, o Instituto Senai de Meio Ambiente e Química realiza pesquisa aplicada e inovação, consultorias e ensaios laboratoriais em temáticas relacionadas aos resíduos sólidos e emissões atmosféricas.
Há, ainda, a atuação do Observatório Sistema Fiep, que presta consultoria orientada em planejamento, estudos de futuros e inteligência, e desenvolveu, por exemplo, o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba, que apresenta os principais indicadores relacionados às causas e ao impacto das mudanças climáticas na capital paranaense.
Saiba mais aqui sobre a atuação da Fiep sobre sustentabilidade.
Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!