Conselhos Temáticos e Setoriais

10 de setembro de 2021

Comdefesa articula oportunidades de negócios para a indústria

Compartilhe:

Com o objetivo de abrir novas oportunidades de negócios para as indústrias paranaenses, o Conselho Temático da Indústria de Materiais de Defesa e Segurança (Comdefesa) da Fiep vem buscando diversas parcerias, aproximando das indústrias paranaenses as demandas das Forças Armadas Brasileiras por insumos e equipamentos. A articulação envolve também outras ações em colaboração com as forças de segurança. Conheça abaixo algumas dessas iniciativas:

 

Visita ao Parque Regional de Manutenção

Em junho, integrantes do Comdefesa acompanharam o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, em visita às instalações do Parque Regional de Manutenção/5 (Pq R Mnt/5) do Exército Brasileiro, em Curitiba, responsável por reparos e revitalização de equipamentos como veículos blindados e armamentos. Além de conhecerem a estrutura, foi aprofundado o diálogo com comandantes da corporação na região sobre potenciais parcerias entre a entidade e o Exército.

 

Soldado Cidadão

Em julho, o Sistema Fiep e a 5ª Divisão de Exército (5ª DE) firmaram um acordo para operacionalizar uma nova fase do projeto Soldado Cidadão. Pela iniciativa, soldados e cabos em período de serviço militar recebem capacitação profissional ofertada pelo Senai, ampliando suas oportunidades de emprego ao voltarem para a vida civil. O projeto atende também demandas das indústrias por mão de obra qualificada.

 

HAPS e SARPs

Pela atuação do Comdefesa, foi formada uma parceria estratégica internacional com a empresa sérvia CTT – Composite Tecnology Team. A intenção é possibilitar que sejam desenvolvidos e fabricados no Paraná dois tipos de equipamentos: os HAPS (High Altitude Pseudo-Satellites), instrumentos que orbitam na estratosfera, entre 20 e 30 mil metros de altitude, de emprego dual (militar e civil); e os SARPs N3 (Sistema Aéreo Remotamente Pilotado), que são drones de categoria 3, capazes de carregar até 300 quilos de armamentos.

 

Essa inciativa já foi apresentada em reunião híbrida na 4ª Sub-Chefia do Estado-Maior do Exército (EME), em Brasília, com a participação de oficiais militares do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) e do projeto SISFRON – Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira. O interesse do Exército nos projetos acena para uma grande interação com o Instituto Senai de Inovação (ISI) de Eletroquímica, instalado em Curitiba, para o desenvolvimento de motores híbridos, além de outros avanços tecnológicos para o armazenamento de energia.

 

Para isso, há um caminho estrategicamente sendo construído junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o objetivo de obtenção de uma Encomenda Tecnológica (ETEC) em favor desses projetos, com o avanço em tecnologias disruptivas para a utilização de grafeno, na área de acumulação de energia.

 

Setor aeroespacial

Integrantes do Comdefesa também participaram de reunião virtual, a convite do Sindicato das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (SIMDE), com o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), coronel Carlos Moura, e diversas autoridades do setor aeroespacial brasileiro, Ministério da Defesa, MCTI e do Comando da Aeronáutica (COMAER). O encontro foi de grande importância para o Conselho, principalmente porque após a palestra do presidente da AEB, houve a possibilidade de inquirir sobre os HAPS e SARPs N3.

 

SISFRON

O Comdefesa também apresentou no EME, ao gerente do SISFRON, general de brigada Sérgio Luiz Goulart Duarte, empresas e instituições paranaenses com potencial de participar na Fase 3 do projeto, que abrange as fronteiras do Paraná e de Santa Catarina. Além disso, o Conselho Temático também recebeu e transmitiu a algumas indústrias o Request For Information (RFI) desta etapa do projeto e, agora, busca empresas com capacidade de integração ou que tenham potencial e interesse para serem incorporadas ao programa.

 

Fardamento

Outra iniciativa do Comdefesa que pode resultar em negócios futuros para indústrias paranaenses foi a apresentação a empresários do setor têxtil e do vestuário, por videoconferência, das características do novo uniforme do Exército, que será adotado a partir de 2023. O detalhamento foi feito por oficiais do Comando Logístico (COLOG).

 

Foram disponibilizados para o setor todos os links e acessos sobre as particularidades do fardamento utilizado atualmente pela Força Terrestre, além das informações sobre o próximo uniforme, que terá características diferenciadas e nanotecnologias incorporadas ao tecido. A expectativa é que a indústria têxtil paranaense possa desenvolver vocação para o setor militar, dependendo de pequena conversão industrial, podendo assim avançar com maiores competências e buscar novos mercados.

 

Compartilhamento de informações

Para ampliar o alcance de todas as informações obtidas com esse trabalho de articulação junto às Forças Armadas, o Comdefesa também tem disponibilizado, em sua página no site da Fiep, conteúdo atualizado semanalmente apresentando as principais licitações e pregões eletrônicos demandados pelo Ministério da Defesa. De 21 de junho até 18 de agosto, foram 564 publicações no site, filtradas entre mais de 6.500 publicações pesquisadas, destinadas a diversos setores industriais.

 

E para que essas informações alcancem diretamente as indústrias, o Conselho iniciou uma ação inédita com o Sindimetal-PR, informando quase que diariamente ao sindicato as oportunidades levantadas de interesse do setor metalmecânico e de materiais elétricos, para que sejam compartilhadas com as empresas de sua base.

 

Todas as iniciativas aqui apresentadas mostram que o segmento de Defesa e Segurança é transversal, abrangendo diversos setores da indústria e da economia. Em razão disso, a atuação do Comdefesa é, ao mesmo tempo, ampla e integradora, buscando não apenas proporcionar oportunidades imediatas de negócios para as indústrias, mas sobretudo captar projetos estruturantes de interesse das Forças Armadas. Assim, trabalha para adensar novas cadeias produtivas no Paraná, estando empenhado em materializar esses projetos em torno de um ambiente empresarial consistente, com grande empuxo organizacional e financeiro.

 

Clique aqui para acessar as licitações.

Fique por dentro:

Fique por dentro das últimas notícias!

Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!

Fechar [x]Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná).
Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.