Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!
O Conselho Temático de Materiais de Defesa e Segurança
da Fiep (Comdefesa) reuniu-se na última quarta-feira (24) para tratar do tema “Desenvolvimentos Tecnológicos
de Interesse do COMAER – Comando da Aeronáutica”. O objetivo foi iniciar um diálogo entre a Força
Aérea Brasileira e o Senai Paraná para identificar as potencialidades com vistas à cooperação
na área tecnológica no curto prazo.
“Temos que aproximar o Senai da Força Aérea Brasileira para o estabelecimento de parcerias e cooperação com esta indústria estratégica da defesa”, destacou Nelson Hübner, coordenador do Comdefesa.
O chefe da sétima subchefia da Força Aérea Brasileira (seção de Ciência, Tecnologia, Inovação e Acordos de Compensação), brigadeiro Paulo Ricardo Laux, colocou o departamento de Ciência e Tecnologia da Força Aérea Brasileira, com sede em São José dos Campos (SP), à disposição para programas de cooperação. “Há interesse no desenvolvimento de motores elétricos e em soluções para a redução de custo logístico para o transporte de cargas e de pessoas”, disse.
O subchefe da sétima subchefia, coronel José Renato de Araújo Costa, reforçou a demanda por motores elétricos para aeronaves remotamente pilotadas, especialmente para a atuação em regiões remotas como a Amazônia.
Durante a reunião, foi feita uma apresentação do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica sobre pesquisas com baterias, revestimentos inteligentes e sensores eletroquímicos. O pesquisador Marcos Antonio Coelho Berton, do Sistema Fiep, falou sobre soluções inovadoras na área de armazenamento de energia, super capacitores e geração de energia com fontes alternativas.
Lucas Botto Portugal Nogara, da gerência executiva comercial do Sistema Fiep, apresentou toda a estrutura da Rede Senai de Tecnologia e Inovação, composta por sete institutos de tecnologia, dois de inovação, sete aceleradoras de startups, o HUB de Inteligência Artificial e o Centro de Eletromobilidade.
Participaram do evento representantes dos setores metalmecânico e eletroeletrônico, os quais possuem conteúdos de interesse estratégico para as Forças Armadas.
O Conselho temático da Indústria de Materiais de Defesa e Segurança da Fiep é instância consultiva que reúne, de forma estratégica para o Estado do Paraná, um conjunto de ações cuja principal atribuição é a aproximação entre o setor industrial, as Forças Armadas e a Academia, promovendo a inovação, a geração de oportunidades de negócios e o desenvolvimento do setor de defesa e segurança.
Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!