Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!
Como forma de apresentar mais uma
opção de negócios para as indústrias paranaenses, o Sistema Fiep, por meio da gerência de
Assuntos Estratégicos, realizou na última quarta-feira (23 de setembro) o webinar Compras governamentais
e licitações: como a indústria pode ampliar as perspectivas de negócios.
“A indústria paranaense precisa expandir seus negócios e entendemos que, nessa época, vender para o setor público é uma excelente alternativa” destacou o gerente de vendas, Jorge Luis Felippe. Ele citou o exemplo do próprio Sistema Fiep, onde os negócios por meio de processos licitatórios representam 15% de todas as transações da carteira de pessoas jurídicas.
“É um percentual significativo”, disse João Arthur Mohr, gerente de Assuntos Estratégicos. Ele acrescentou ainda que não é apenas o Estado e os municípios que compram por meio de licitação, mas o Exército, a Marinha, a Aeronáutica e as instituições do Sistema S, como o Sesi e o Senai, por exemplo. “São todos órgãos auditados pelos Tribunais de Conta e, por isso, seguem regras claras em seus processos de aquisição”, esclareceu.
Mohr acrescentou ainda que, mesmo não sendo obrigadas, muitas empresas privadas estão optando por esta modalidade de negócio por conta de seus programas de compliance. “É, portanto, muito interessante que as indústrias estejam preparadas para vender seus produtos por meio de processos licitatórios”, enfatizou. “A maioria das empresas não atua neste mercado por conta da complexidade dos processos, mas estamos aqui para dar a vocês o caminho das pedras”, informou Jorge Felippe. Durante o webinar, o especialista em licitações da área de vendas do Sistema Fiep, Rafael Euclydes Delgado explicou as diferentes modalidades de licitações e apresentou um passo a passo para orientar os participantes. “Há duas maneiras de tomar conhecimento dos processos licitatórios”, disse Delgado. Segundo ele, um caminho é por si só buscar os editais de interesse nos diários oficiais, o que demanda bastante trabalho e tempo. Outra forma é contratar empresas de clipagem que fazem a busca por meio de palavras chaves, ao custo médio de R$ 100 mensais.
Para participar dos certames, é necessário que a empresa esteja em dia com suas obrigações contábeis, trabalhistas e previdenciárias, além de estar juridicamente habilitada e ter qualificação técnica.
Confira a íntegra da apresentação aqui e assista ao webinar aqui.
Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!