Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!
O Conselho Temático da Indústria
de Materiais de Defesa e Segurança (Comdefesa), ligado à Federação das Indústrias do Paraná
(Fiep), apresentou a industriais de diversos setores, em videoconferência realizada na última segunda-feira (24),
oportunidades de fornecimento à 5ª Divisão do Exército (DE). Anualmente, a divisão, que abrange
os estados de Paraná e Santa Catarina e conta com um efetivo de 15 mil homens, adquire cerca de R$ 200 milhões
em insumos, produtos, equipamentos e serviços, e vem buscando ampliar a participação de fornecedores
locais nesses negócios.
O presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, que participou da reunião, destacou que a aproximação da entidade com o Exército tem como principal objetivo abrir novas possibilidades de negócios para a indústria paranaense. “O Exército está apresentando o portfólio de produtos e serviços que contrata, queremos agora fazer uma busca inteligente na indústria do Paraná para identificar empresas que se encaixem no perfil e gerar resultados para elas”, afirmou.
O comandante da 5ª DE, general de divisão Carlos José Russo Assumpção Penteado, disse que a participação da indústria paranaense no fornecimento ao Exército ainda é pouco expressivo. “O que gostaríamos é de ter nosso entorno participando mais”, comentou, acrescentando que atualmente existem alguns itens de alimentação, por exemplo, que são adquiridos de empresas instaladas a mais de 1,2 mil quilômetros do Paraná. “Temos aquisições e licitações que são boas para os industriais do Paraná, e queremos apresentá-las a eles para que identifiquem aquilo em que podem participar”, completou.
Como fornecer para o Exército
Durante a reunião do Comdefesa da Fiep, o tenente-coronel Sebastião Odair Alves Siqueira fez uma apresentação sobre os principais itens adquiridos pela 5ª DE, incluindo alimentos, peças de vestuário, equipamentos e serviços médico-hospitalares e odontológicos, suprimentos e serviços de tecnologia da informação e serviços de limpeza e conservação, entre outros. Ele destacou, ainda, que além das compras regionalizadas ou localizadas feitas pela divisão, existem outras aquisições feitas nacionalmente pelo Exército, que também abrem oportunidades para empresas de vários setores.
“Queremos deixar claro o que precisamos, como podemos nos encontrar para negociar, o que devemos obedecer para negociar, quanto dispomos de recursos para aquisições e o que deve ser feito para se tornar fornecedor do Exército”, afirmou o tenente-coronel, acrescentando que os empresários também têm a possibilidade de oferecer às Forças Armadas novos produtos, que passam por um processo de homologação antes de entrarem na lista de aquisições.
O oficial explicou os principais passos para as indústrias que queiram conhecer as oportunidades de fornecimento para o Exército. Os editais de todas as compras, que são feitas por licitação pública, estão disponíveis no portal comprasgovernamentais.gov.br. Para acessá-los, as empresas precisam antes preencher um cadastro e, para participar das concorrências, devem comprovar situação regular em aspectos fiscais, jurídicos e trabalhistas.
Capacitação
Para auxiliar os empresários a se capacitarem para participar de concorrências públicas, entidades como o Sistema Fiep e o Sebrae/PR estão disponibilizando ferramentas e treinamentos ligados ao tema. No caso da Fiep, a entidade promove, no dia 23 de setembro, às 16 horas, um webinar sobre Compras Governamentais. A intenção é mostrar às indústrias como elas podem ampliar suas perspectivas de negócios ao fornecer para órgãos públicos e como elas devem se preparar para isso, entendendo todas as fases dos processos licitatórios. O webinar será transmitido ao vivo pelas redes da Fiep: youtube.com/canaldaindustriaPR e facebook.com/fiepr.
Já o Sebrae/PR conta com o programa Compra Paraná, que atua junto a municípios e instituições públicas para estimular aquisições de pequenos negócios locais. Dentro do programa, também é ofertada uma capacitação online sobre Compras Governamentais. Mais informações estão disponíveis nos sites comprapr.com.br e comunidadesebrae.com.br/licitacoespublicas.
Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!