14 de janeiro de 2022
vacinação | Comunicação Sesi Senai e IEL
Sesi Paraná inicia campanha de vacinação contra a gripe

O Sesi Paraná iniciou a campanha de vacinação contra a gripe para sindicatos e indústrias paranaenses. O período para adesão vai até o dia 04 de março ou enquanto durarem os estoques. O agendamento terá início também em março, logo após a confirmação da data de recebimento da vacina pelo Sesi.

A ação será realizada entre abril a junho, nas próprias empresas, no formato in company e em qualquer município do estado, o que facilita para os trabalhadores. As informações completas, bem com os valores especiais, você encontra aqui.

Seguindo a Resolução da Anvisa, serão oferecidas vacinas contra a influenza trivalente e quadrivalente, contendo os tipos de cepas de vírus em combinação, inclusive a nova cepa Darwin, que vem corroborando com os aumentos de casos de gripe em todo o país. Ofertada desde 2010, a vacinação faz parte de uma série de ações que a instituição faz, com outras formas de prevenção e cuidados para os funcionários das indústrias.

A nova onda de H3N2 reforça ainda mais a importância da vacinação da gripe. “A baixa adesão à vacinação contra a influenza em 2020 e 2021, além do relaxamento da população em relação às medidas que estavam sendo tomadas para evitar e reduzir o contágio do coronavírus, são possíveis causas do aumento da H3N2 no país”, conta Ronaldo Ruaro, médico do Sesi Paraná. “Ela protege os subtipos H1N1, H3N2 e o influenza B, e por isso é muito importante que todos tomem. Além disso, a vacinação estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos e aumenta as defesas do corpo. Lembro que a gripe pode complicar e causar complicações, inclusive com risco à vida, principalmente em crianças, idosos e pacientes dos grupos de risco, tais como os portadores de doenças crônicas”, relata Ruaro.

Para complementar a vacinação, o Ministério da Saúde recomenda outras medidas, como alimentação saudável, higienização frequente das mãos, utilização de lenço descartável para limpar o nariz, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe. “É muito importante as pessoas se vacinarem todos os anos, e manterem os hábitos de segurança, como o distanciamento social, lavagem e desinfecção das mãos e o uso de máscaras, pois a gripe está entre nós há séculos, e continua sendo uma importante causa de mortalidade. Lembro que este vírus, assim como os demais, sofre mutações constantes, e em correspondência a vacina é fabricada e atualizada anualmente, contra as cepas daquela época.  Deste modo, foi identificada uma nova mutação, o H3N2 Darwin, além da variante “Ômicron” do Coronavírus. Daí a importância da vacinação anual”, alerta.

As peças editáveis, para divulgação e compartilhamento, estão neste link.

É hora de mandar a Influenza para longe das indústrias! 

RELACIONADOS