Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!
“Somos o 4º produtor industrial do Brasil, o 2º maior polo automotivo do país e a indústria não pode ter desenvolvimento que não seja sustentável. A indústria está inserida na sociedade como ativo primordial para o desenvolvimento e para a sustentabilidade do planeta. Quero hipotecar todo o apoio do Sistema Indústria, por meio do Sesi, aos ODS, que nós consigamos chegar a 2030 com essas metas alcançadas, comunicadas e integradas. Da parte da indústria, faremos todo empenho, porque trata-se do nosso futuro.”
Foi assim que Carlos Valter Martins Pedro, presidente do Sistema Fiep, abriu a cerimônia da 6ª edição do Congresso ODS. Foram dois dias de evento (24 e 25 de novembro), com programação intensa que reconheceu as boas práticas corporativas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de promover o debate sobre como indústrias e outras empresas podem contribuir para atingir as metas até 2030.
O público participou de oficinas, do Simpósio das Faculdades da Indústria, painel sobre Educação como agente potencializador dos ODS, mostra de projetos e da solenidade de entrega de premiações. Transmitida pelo Canal da Indústria e apresentada pela jornalista Daiane Fardin, contou com as falas de Rui Brandt, diretor geral do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), Keli Guimarães, vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico Social (CEDES-PR), Carlo Pereira, diretor executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Maria Silvia Bacila, secretária municipal de Educação, e do senador Flávio Arns. Até agora, já foram quase 2 mil visualizações do evento.
Nele, também foram entregues o Prêmio Sesi Indústria Parceira da Educação às indústrias que incentivaram o acesso e oportunizam que trabalhadores das indústrias, dependentes e a comunidade terminassem os estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ingressassem em um curso de qualificação profissional; o Sesi Peça por Peça, que reconhece iniciativas que favorecem a transformação do ambiente escolar para alcance do ODS 04 – Educação de Qualidade, para culminar com a revelação dos vencedores do Selo Sesi ODS e Prêmio Sesi ODS, que valorizam e divulgam o trabalho em prol dos ODS realizados por indústrias, empresas e instituições de ensino, públicas e do terceiro setor.
Rosane Aparecida Alexandre, gerente de gestão de pessoas da Romagnole, indústria que levou o Prêmio Sesi Indústria Parceira de Educação na categoria médio porte, conta que, desde 2012, aproximadamente 600 pessoas foram matriculadas na EJA, entre colaboradores e comunidade. “Em todos esses anos temos aprimorado nossas práticas para valorização dos nossos colaboradores, dando luz ao desenvolvimento pessoal e profissional. Termos o selo é uma referência de que estamos no caminho certo e credita ainda maior motivação a todos os envolvidos que aqui trabalham e constroem suas histórias”, fala.
Maria Cristhina de Souza Rocha, gerente executiva de Projetos Institucionais do Sistema Fiep, fechou o evento chamando a atenção para o aumento do engajamento de todos os setores da sociedade a cada edição. “Esse ano, tivemos 350 projetos e mais de mil pessoas inscritas e isso não é trivial. E afirmo que vamos conseguir deixar um legado, que é o compromisso com o amanhã.”
Confira a gravação do evento, bem como o painel de educação no Canal da Indústria.
Para conferir todos os ganhadores clique aqui.
Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!