Comunicação Sesi, Senai e IEL

23 de novembro de 2021

Projeto para ensino de Libras conquista 1º lugar geral na Feira de Ciências FIciências

Compartilhe:

A pauta da acessibilidade e da inclusão foi destaque em uma das principais feiras brasileiras que difunde o ensino e a pesquisa nas áreas de ciência e engenharia. A FIciencias - Feira de Inovação das Ciências e Engenharias que, este ano, em virtude da pandemia, aconteceu de maneira remota na semana de 8 a 12 de novembro, premiou com o Primeiro Lugar Geral o projeto de jogo digital “Speak Race” que pretende gamificar o ensino de Libras para crianças ouvintes. 

“O prêmio é resultado de dois anos de trabalho intenso no desenvolvimento de um jogo, via aplicativo, que ensina libras para alunos ouvintes, levando em conta a responsabilidade social e inclusão de alunos deficientes auditivos nas escolas”, explica a professora orientadora Flávia Maria Gonzaga Alves Ferreira, que acompanha o projeto desde o começo. 

Além de bolsa CNpq para a continuidade do projeto, as alunas Giovana Pereira de Assis e Eduarda Lopes Kurzawa, do Colégio Sesi Internacional, em Curitiba, ganharam troféu, medalha e credencial para a FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil. 

“No ano passado, o nosso projeto de jogo digital “Speak Race” conquistou primeiro lugar na categoria engenharia e terceiro lugar em criatividade e inovação, levando um troféu e duas medalhas. Esse ano, produzimos e programamos o jogo de fato, tornando possível a realização dos testes que executamos com o ensino fundamental”, comenta Giovana, que explica em relação aos próximos passo. “A próxima etapa é produzir novas fases do jogo e aprimorar os gráficos e didáticas, para que no ano que vem possamos disponibilizar um produto bom para ser inserido dentro das escolas”. 

A troca de experiências e conhecimento, além de incentivo à continuidade do projeto também é destacado pela dupla vencedora. “Participar de uma feira muda a visão de mundo, apresenta novas ideias e perspectivas ainda não imaginadas. É uma troca de experiências e conhecimento gigantesca entre os participantes, além da oportunidade de ter o projeto avaliado por uma banca de respeito, que apresenta novos objetivos e caminhos para seguir”, diz Eduarda, que também destaca a importância da premiação. “Conquistar o primeiro lugar em uma feira como essa é ver o sonho tornando-se realidade. Cumprimos com um dos nossos propósitos de levar a pauta da acessibilidade e da inclusão para um público grande, que não só compreendeu a proposta, como também deu meios para que continuássemos com o projeto”. 

“Ganhar a FIciencias é saber que todo esforço valeu a pena, e que temos um longo caminho para seguir. Entre tantas narrativas e projetos incríveis, a nossa ideia tem potencial e deve continuar. Esse reconhecimento é só o começo”, finaliza Giovana. 

Além da dupla Eduarda Lopes Kurzawa e Giovana Pereira de Assis, o projeto de jogo digital “Speak Race” conta com o apoio das alunas Eduarda Portes e Giulia Garcia do After School “The Scientist”, do Colégio Sesi Internacional, além de mentoria e orientação da professora Flávia Ferreira. 

 

Sobre a FIciências: 

A Feira de Inovação das Ciências e Engenharias - FIciencias, é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras, contribuir com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências. Visa, ainda, promover a cultura científica, disseminar o método científico e a experimentação como ferramentas do conhecimento, estimular e incentivar os talentos em todas as áreas do conhecimento e premiar os melhores trabalhos de pesquisas. Também, é um local de integração e troca de experiências, aproximando estudantes e professores de Ensino Fundamental, Médio e Universitário. 

Fique por dentro:

Fique por dentro das últimas notícias!

Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!

Fechar [x]Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná).
Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.