Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!
Os Núcleos Criativos usam as linguagens da arte e cultura para promover o desenvolvimento humano, a diversidade cultural e abrir a mente de adultos e jovens para as necessidades do mercado, que se baseiam cada vez mais no uso do capital intelectual e cultural e na criatividade para gerar valor econômico. Essas competências são amplamente valorizadas pelo presidente da Associação Paranaense da Indústria da Moda – Moda Paraná, Valdir Antônio Scalon. Há dois anos ele encoraja a participação dos Sindicatos do Estado em seu segmento nos Núcleos e considera que há muitos benefícios. “O setor da moda depende muito de criatividade. Moda é criatividade, é design. Os Núcleos do Sesi Cultura agregam à formação do profissional que atua nesta indústria, para agregar valor ao produto paranaense”, diz Scalon.
Além das Masterclasses abertas, as atividades dos Núcleos Criativos são uma formação continuada em Educação a Distância (EaD), que contempla oficinas, encontros, masterclasses, mesas-redondas e orientações direcionadas, em modo remoto (por conta da pandemia). Neste ano, serão cinco Núcleos: Dramaturgia, Música, Audiovisual, Artes Visuais e Moda. Na edição de 2021, os Núcleos Criativos terão discussões e aprofundamentos na temática Arte & Desenvolvimento Sustentável (ODS), com vistas às estratégias pedagógicas aplicadas na Indústria.
Além do desenvolvimento de profissionais criativos e mais preparados para o mercado de trabalho, os Núcleos Criativos também são oportunidades de descoberta e desenvolvimento de novos artistas. “Os processos dos Núcleos do Sesi é consistente e tem acompanhamento. Não é um pitaco sobre um roteiro, um curso de final de semana.... é um processo debruçado para desenvolver o profissional! A troca entre os participantes é muito rica. A metodologia do Sesi Cultura funciona. É um processo continuado, com acompanhamento e isso ajudou a colocar muita gente no mercado”, diz Guto Pasko, vice-presidente do Sindicato da Indústria do Audiovisual do Paraná (Siapar) e proprietário da GP7, produtora independente da cena cultural paranaense.
As masterclasses são abertas ao público, gratuitas e acontecem ao vivo e on-line. Para participar, basta preencher um formulário e estar conectado na internet no horário marcado. Até o dia 30 de setembro serão realizadas nove masterclasses sobre audiovisual, moda, dramaturgia, música, games e artes visuais. As Masterclasses são uma contrapartida social dos Núcleos Criativos, que permitem o contato do público com profissionais de destaque em suas áreas, ampliando o alcance da iniciativa deste projeto.
SERVIÇO:
Masterclasses – Núcleos Criativos do Sesi Cultura
02/09, 19h30 – Audiovisual – ficção e não ficção nos encontros entre Memória e Imaginação, com Heloísa Passos.
04/09, 17h – Abertura do Núcleo de Dramaturgia, com Dione Carlos
09/09, 19h30 – Música – Interpretação e subjetividade na voz, com Lio Soares
16/09, 20h – Moda – como salvar o futuro, com André Carvalhal
17/09, 19h – Games – Jogos, sociedade e gamificação, com Fernando Scaff Moura
18/09, 17h – Dramaturgia - Diários Femininos e Histeria com Mariela Lamberti.
20/09, 19h – Artes visuais – Fotografia, memória e imaginação na construção de comunidades possíveis, com Moara Tubinambá
30/09, 20h – Moda – Criatividade alta com impacto baixo, com Victor Pedroso
Inscrições gratuitas de todas as Masterclasses aqui.
Saiba mais em sesipr.com.br/cultura
Compartilhe com as indústrias
Os sindicatos interessados em divulgar os Núcleos Criativos de Cultura do Sesi Paraná, podem fazer download do flyer aqui e do post aqui.
Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!