Comunicação Fiep e Institucional

30 de julho de 2025

Posicionamento da Fiep sobre decreto que confirma taxação dos EUA

Compartilhe:

Em relação ao decreto do governo dos Estados Unidos assinado nesta quarta-feira (30), que confirma a taxação de 50% sobre produtos exportados pelo Brasil para o mercado norte-americano, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) esclarece que está aguardando a publicação oficial do regramento relativo à medida para realizar uma análise aprofundada e averiguar os efeitos para o setor industrial paranaense.

Essa análise detalhada é necessária diante do grande número de itens que, segundo o decreto, ficarão isentos da taxação. A partir disso, será possível verificar quais produtos e setores exportadores do estado serão efetivamente impactados.

A Fiep reforça, ainda, que segue defendendo que o governo federal brasileiro busque uma negociação com os EUA, baseada em critérios diplomáticos, técnicos e comerciais, sem adotar qualquer ação de reciprocidade, para evitar que o setor produtivo do país seja ainda mais prejudicado neste cenário.

Fique por dentro:

Fique por dentro das últimas notícias!

Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!

Fechar [x]Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná).
Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.