Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!
A diretoria da Fiep se reuniu nesta quarta-feira (11/6) para sua 21ª reunião
ordinária, sob liderança do presidente Edson Vasconcelos. O encontro teve como eixo central a inauguração
do novo Parque Tecnológico da Indústria, com foco em mobilidade sustentável, apresentado como um marco
estratégico para impulsionar a inovação e o desenvolvimento industrial no Paraná.
Durante a reunião, os diretores reforçaram a importância de conectar o parque às reais demandas do setor produtivo. A proposta é integrar startups, empresas consolidadas e centros de pesquisa em um ecossistema dinâmico, com foco em soluções aplicáveis e de impacto direto no mercado. E transformar o parque em uma vitrine da capacidade tecnológica da indústria paranaense, promovendo a adesão de parceiros ao projeto, atraindo investimentos e comunicando com clareza os benefícios da inovação para o setor industrial.
Também foi debatido o fortalecimento dos Senai Tecnologia e Inovação (STI), na aproximação com universidades e a busca por protagonismo da indústria na definição de agendas de pesquisa e desenvolvimento.
Outros temas da pauta incluíram o balanço de ações da área sindical, estratégias de comunicação para ampliar a visibilidade do Parque Tecnológico da Indústria e a importância da preparação das empresas para a reforma tributária, que entra em vigor a partir de 2026.
A reunião ainda contou com relatos de experiências internacionais, aos Estados Unidos e Alemanha, e iniciativas regionais, além da articulação para os novos eventos dos Fóruns Regionais da Indústria em Maringá, Ponta Grossa, Irati e Curitiba. A reunião teve ainda informações dos avanços estratégicos na agenda dos Conselhos Temáticos e Setoriais da Fiep, que têm o desafio contínuo de integrar industriais e defender os interesses do setor produtivo paranaense.
Ao final do encontro, a diretoria conheceu o Spot, robô da Boston Dynamics que será destaque na inauguração do Parque Tecnológico. Projetado para atuar em ambientes industriais, o equipamento realiza inspeções autônomas, identifica falhas e contribui para a eficiência operacional, especialmente em áreas de difícil acesso ou risco elevado. A demonstração evidenciou o potencial de integração entre inovação e indústria no novo espaço.
Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!