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A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep)
manifesta preocupação com as disparidades nas tarifas por quilômetro rodado entre os lotes do novo modelo
de concessões rodoviárias. O lote 6, que abrange regiões como Oeste e Sudoeste, enfrentam tarifas
até 79% mais altas do que o lote 1, o que compromete a competitividade, o desenvolvimento regional equilibrado
e a atração de novos investimentos. Uma preocupação que se agrava, ainda, pelo fato de os contratos
estabelecerem um degrau tarifário que vai aumentar em até 40% os valores cobrados quando forem concluídas
as duplicações previstas.
Essas regiões, mais distantes dos portos e altamente dependentes da logística, não podem ser penalizadas por distorções tarifárias que fragilizam sua posição estratégica. Um dos compromissos centrais do novo modelo era a equilíbrio entre as tarifas regionais, e é fundamental que isso seja respeitado.
Por outro lado, é necessário reconhecer importantes conquistas da sociedade civil organizada e da Frente Parlamentar do Pedágio, da Assembleia Legislativa do Paraná, que se mobilizaram com firmeza para garantir avanços concretos no modelo de concessão:
Para garantir que esses avanços se convertam em entregas efetivas, a Fiep acompanhará todas as etapas do processo por meio do seu Observatório dos Pedágios – ferramenta técnica e institucional criada para monitorar contratos e fiscalizar prazos das obras previstas, que pode ser acessada em www.observatoriodospedagios.org.br.
Planejamento, clareza contratual e fiscalização constante são condições básicas para restaurar a confiança no sistema de concessões e garantir que ele seja um motor de desenvolvimento para todas as regiões do Paraná. É fundamental, portanto, que se busquem meios para reduzir as disparidades tarifárias entre os lotes e restabelecer o equilíbrio entre as diferentes regiões.
Confira na tabela abaixo os cálculos sobre os valores por quilômetros rodados em cada lote:

Confira na tabela abaixo os cálculos sobre os ganhos obtidos com alterações no modelo de concessão:

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