20 de abril de 2022
Observatório | Comunicação Fiep e Institucional
Empresários participam de encontro no Campus e visitam espaços de inovação

Cumprindo compromisso firmado durante o lançamento da quinta edição da Bússola da Inovação, no início de março, o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, recebeu nesta quarta-feira (20/4) um grupo de empresários e executivos de indústrias do Paraná para uma conversa informal, seguido de visita técnica às estruturas de inovação instaladas no Campus da Indústria, em Curitiba.

O objetivo foi de conhecer metas e desafios enfrentados pelas empresas para implementar projetos de inovação e colocar os espaços do Sistema Fiep à disposição dos industriais. Para conhecer como a estrutura do Campus da Indústria pode ajudar no desenvolvimento industrial, empresários visitaram a Aceleradora de Startups, o Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica e o Habitat de Inovação.

“O convite foi para trocarmos experiências, mas principalmente para ouvirmos as indústrias, entendermos de que forma podemos ajudá-las e dar suporte a seus projetos. Temos um ambiente propício para uso da indústria e iniciativas de alto nível que podem ajudá-las em seus projetos de inovação e no desenvolvimento da indústria como um todo”, argumentou o presidente.

Ele também aproveitou a ocasião para informar sobre a estrutura disponível em cursos de formação e capacitação profissional oferecidos pelo Senai/PR, focados em profissões industriais. “A indústria é um área promissora, tecnológica, que remunera bem e precisamos abrir as portas para que os jovens se interessem em fazer carreira no setor. Queremos que este ambiente tenha o uso mais adequado possível para servir a indústria”, reforçou.

De acordo com a gerente de desenvolvimento de produtos da Jasmine, Melissa Carpi, o encontro serviu para networking e para dividir com outros gestores de empresas alguns gargalos da indústria, como a questão da eficiência energética e a dificuldade de implementar uma cultura de inovação. “Muito bom contar com esse diálogo aberto com a Fiep e poder trocar experiências, unir forças e buscar parcerias com outras indústrias. Também nos interessou saber que podemos contar com essa estrutura para nossos eventos de inovação e laboratórios super bem equipados. Tudo isso vem ao encontro das necessidade que temos na nossa empresa”, comentou.

Com opinião parecida, o gerente de Tecnologia da Informação da AAM do Brasil, Germano MeerHolz Filho, disse que a expectativa dele foi superada. “Viemos com o objetivo de fazer conexões com outras empresas e entender como a Federação poderia ajudar no desenvolvimento da nossa indústria, seja com formação, competências, educação ou criando oportunidades junto a outras empresas. Cada um oferecendo o que tem de melhor. Essa experiência é rica porque o que pode ser um desafio para mim pode ser a expertise do outro”, explicou.

Também participaram do encontro a superintendente do Sesi e IEL no Paraná e diretora regional do Senai, Fabiane Franciscone, além de gerentes executivos e profissionais do Observatório e das áreas de Educação e Inovação do Sistema Fiep.

RELACIONADOS