2 de abril de 2024
Cooperação | Comunicação Fiep e Institucional
Fiep fortalece integração com a Ocepar

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Vasconcelos, reforçou a importância da cooperação entre as entidades do setor produtivo durante a reunião ordinária de diretoria do Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), em que participou como convidado, nesta segunda-feira (1º). Para Vasconcelos, com as cooperativas paranaenses ampliando seus investimentos na industrialização da produção agrícola, a convergência de ação entre as duas entidades se torna cada vez mais necessária.

“Hoje, 48% das cooperativas possuem atividades industriais e uma das vertentes da missão da Ocepar é justamente incentivar a industrialização do agro, então sua atuação tem tudo a ver com a atuação da Fiep”, afirmou Vasconcelos. “A Fiep também reconhece a importância dessa industrialização, principalmente quando a gente percebe que o índice de desenvolvimento vem aumentando muito nas regiões onde as cooperativas estão instaladas”, acrescentou.

Para Vasconcelos, a atuação conjunta entre Fiep e Ocepar é necessária, inclusive, na busca por soluções para questões que impactam diretamente na competitividade do setor produtivo paranaense. “Entendemos a importância de somar com o setor cooperativista em temas importantes especialmente para a indústria de alimentos, relacionados a áreas como infraestrutura, energia elétrica, sistema portuário e ferrovias, entre outros”, disse o presidente da Fiep.

Participação política
A reunião de diretoria da Ocepar teve, ainda, a participação de integrantes da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Atualmente, a Frencoop conta com 325 parlamentares, sendo 285 deputados federais e 40 senadores. É a terceira maior frente parlamentar do Congresso Nacional.

O encontro teve a presença da senadora, ex-ministra da Agricultura e segunda vice-presidente da Frencoop no Senado, Tereza Cristina, e dos deputados federais Sérgio Souza, primeiro vice-presidente da Frencoop, e Pedro Lupion, presidente da FPA. Participaram, ainda, os deputados federais Luiz Nishimori, Tião Medeiros, Beto Richa, Reinhold Stephanes Jr, Toninho Wandscheer e Luiz Carlos Haully, de forma online.

Também estiveram presentes deputados estaduais Marcel Micheletto, Fábio Oliveira e Cristina Silvestri, que participam do Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense, executado pelo Sistema Ocepar.

RELACIONADOS