Comunicação Fiep e Institucional

1 de dezembro de 2023

Assembleia Geral aprova plano de trabalho e orçamento da Fiep para 2024

Compartilhe:

A Fiep realizou, no fim de novembro, a última Assembleia Geral do Conselho de Representantes de 2023. Na ocasião foram aprovados o plano de trabalho e a previsão orçamentária da Federação para 2024. Também foi aceita a proposta de filiação de uma nova entidade sindical à Fiep: o Sindicato da Indústria de Produção e Geração de Bioeletricidade através da Biomassa e do Biogás da Cana do Estado do Paraná (Sibielpar).

Conduzida pela primeira vez pelo presidente Edson Vasconcelos, a assembleia segue uma determinação estatutária para apresentar ao Conselho de Representantes – composto pelos delegados dos sindicatos filiados – os planos da gestão para o próximo ano. Construído pela diretoria da Fiep, por meio de uma comissão designada e após avaliação do Conselho Fiscal, o plano prevê uma série de ações e projetos para a defesa de interesses da indústria paranaense e fortalecimento do associativismo.

Antes da aprovação, foi apresentada aos delegados a estrutura atual da Fiep, composta atualmente por uma superintendência e pelas gerências de Conselhos Temáticos e Setoriais; de Relações Sindicais; de Desenvolvimento Industrial e Social; e de Relações Internacionais; além de uma coordenação de Relações Governamentais. Essas são as áreas responsáveis por colocar em prática as ações planejadas pela diretoria da Federação.

Também foi ressaltado que o plano de trabalho da Fiep para o ano que vem já está alinhado com o Plano de Gestão 2023-2027, em implantação pela nova diretoria da entidade, que assumiu em outubro. Uma de suas principais premissas é a criação de uma política industrial efetiva para o Paraná. As representações regionais, o fortalecimento dos sindicatos e a governança participativa da entidade são outras prioridades. Para isso, serão criados novos projetos a partir de 2024, além de se dar continuidade a ações já implantadas nos dois últimos anos.

Novo sindicato
Na Assembleia Geral desta quarta, também foi aprovada a filiação de um novo sindicato à Fiep. Trata-se do Sindicato da Indústria de Produção e Geração de Bioeletricidade através da Biomassa e do Biogás da Cana do Estado do Paraná (Sibielpar). Com sede em Maringá e base territorial abrangendo todo o estado, o Sibielpar é presidido por Miguel Rubens Tranin, que é também um dos vice-presidentes da Federação.

“A necessidade de formação desse sindicato foi principalmente que essa questão de biodigestores e biogás se expandiu em uma velocidade bastante grande no Brasil. Já vislumbrando o futuro, é um passo muito provável que as indústrias de açúcar e álcool do Paraná passem a produzir esse biogás”, explicou Tranin. “Aquelas indústrias que possuem um biodigestor contínuo têm a capacidade de gerar energia elétrica o ano todo. E o sindicato é específico da cana de açúcar justamente para não conflitar com outro sindicato que é de biodigestores de outras origens”, completou.

Após análise da Procuradoria Jurídica da Fiep, que considerou que o sindicato cumpria os requisitos formais e estatutários para a filiação, ela foi aprovada pelo Conselho de Representantes.

Fique por dentro:

Fique por dentro das últimas notícias!

Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!

Fechar [x]Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná).
Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.