Comunicação Fiep e Institucional

22 de junho de 2021

Por dentro do Sistema Fiep: chegamos à unidade de Campo Mourão

Compartilhe:

Desembarcamos no centro-oeste do Paraná, em Campo Mourão, para apresentar a estrutura oferecida pela Sistema Fiep na região. Tudo começou no início da década de 1990, quando a prefeitura da cidade criou o Centro de Formação de Mão de Obra Industrial. Na época, por uma parceria com o Senai, funcionava no prédio de 350 metros quadrados uma estrutura para cursos de formação direcionada a trabalhadores da indústria.

Em 1993, a Prefeitura doou o imóvel ao Senai e também o terreno anexo ao Sesi, que passou oferecer serviços de saúde, esporte, lazer e educação infantil. Mais tarde, com investimentos do Sistema Fiep, as instalações foram ampliadas e hoje já chegam a 4.600 metros quadrados de área construída em mais de 12 mil metros quadrados de espaço dedicado a trabalhadores e empresários da indústria da região. São oferecidos cursos de aperfeiçoamento profissional e técnicos, principalmente nas áreas de automação, metalmecânica, eletrotécnica e segurança do trabalho. Por meio da rede dos Institutos Senai de Tecnologia, a unidade oferta serviços na área de tecnologia e inovação.

A ampliação permitiu que, em 2010, o Sesi inaugurasse no local o Colégio Sesi de Campo Mourão, suprindo a necessidade da região por ensino de qualidade. Na unidade, o Sesi oferece ainda serviços de saúde e segurança, além dos benefícios como o cartão Sesi Viva Mais. O gerente da unidade de Campo Mourão, Luiz Antonio Mendonça, conta que a atuação do Sistema Fiep é fundamental para o desenvolvimento industrial e econômico da região. “Aqui temos a agroindústria muito forte. Campo Mourão é sede de importantes cooperativas do setor alimentício, além de empresas com forte atuação na fabricação de equipamentos médicos e hospitalares, móveis entre outros”, detalha.

A história de Mendonça se confunde com o início das operações do Sistema Fiep na região. “Estou na empresa desde 1991. Mas, antes de iniciar minha carreira aqui, fui aluno do Senai e atuei profissionalmente como torneiro mecânico e técnico de segurança do trabalho”, conta. Após a graduação em administração de empresas, ele se tornou instrutor de treinamento no Senai. Hoje, são 32 colaboradores sob seu comando na unidade de Campo Mourão, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 19 horas.

Sobre a cidade

A história da cidade começa em meados do século XVI, quando jesuítas espanhóis e bandeirantes paulistas cruzaram os Caminhos de Peabiru, alcançando a região dos "campos" bordejados pelas matas Atlântica e das Araucárias. A região ficou conhecida por ser um vale descampado entre os rios Ivaí e Piquiri e foi denominado "Campos do Mourão", em homenagem ao governador da capitania de São Paulo, Dom Luís António de Sousa Botelho e Mourão. Local de passagem e descanso para tropeiros, até 1943, Campo do Mourão pertencia ao município de Guarapuava. Somente em 1947 foi emancipado. Hoje a cidade é conhecida nacionalmente como a Terra do Carneiro no Buraco.

É bom viver aqui

Com mais de 90 mil habitantes, é a 21ª entre as 50 cidades mais populosas do Paraná. Na economia predominantemente agrícola, a transformação de grãos e a produção frigorífica de carne de frango são importantes fatores geradores de emprego e renda, colaborando para consolidar a cidade como Polo Brasileiro de Alimentos. Também se destaca na indústria de adesivos, eletrônica e têxtil, além de ser um Arranjo Produtivo de Produtos Médico-Hospitalares.

Campo Mourão é um dos mais desenvolvidos municípios do Paraná, segundo ranking da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Consta como a quarta cidade do interior mais desenvolvida em educação, saúde, emprego e renda. Ainda de acordo com o órgão, Campo Mourão está na primeira colocação entre as cidades paranaenses com menos de 200 mil habitantes. O local oferece boa qualidade de vida, cercada de áreas verdes, eficientes serviços de saúde e saneamento básico, educação em todos os níveis e iniciativas culturais que estão entre as melhores do país.

Fique por dentro:

Fique por dentro das últimas notícias!

Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!

Fechar [x]Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná).
Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.