Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!
Ainda explorando a região
dos Campos Gerais, chegamos à unidade de Jaguariaíva. Com pouco mais de 35 mil habitantes, a cidade é
conhecida por suas belezas naturais como o Cânion do Rio Jaguariaíva, o oitavo maior do mundo em extensão.
Outro destaque do município, que tem como principal economia os setores madeireiro, de celulose e papel, é
na geração de empregos. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged, em 2020, mesmo
em meio à pandemia, a cidade superou o saldo de novas contratações em 131%, alcançando o 3º
lugar no ranking de cidades que mais empregam na região centro-leste do Paraná.
Por lá, o Sistema Fiep iniciou suas atividades em 1995, oferecendo soluções para a indústria e comunidade. A unidade possui uma área total de 3.000 m², sendo 1.458 m² de área construída e conta com o trabalho 21 colaboradores. Por meio do Sesi, oferta a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já o Senai, atua na área educação profissional com cursos de aprendizagem, aperfeiçoamento e qualificação profissional.
A aprendizagem industrial é, sem dúvida, um dos pontos fortes da unidade. Em parceria com empresas e prefeituras da região, o Sistema Fiep promove projetos educacionais para a qualificação da mão de obra. Entre os clientes estratégicos estão importantes indústrias como a Arauco do Brasil, Holosservice Montagens Elétricas e a B.O. Paper Brasil, maior produtora de papel imprensa da América Latina, daí o apelido de “capital do papel imprensa” dado a Jaguariaíva. Esse relacionamento com a indústria também tem gerado bons frutos para a comunidade, que ano passado, contou com bolsas de estudo para o curso técnico de Eletrotécnica financiadas pelas empresas.
“A população valoriza muito as ações do Sistema Fiep para o desenvolvimento da cidade e das pessoas. Nossa atuação é muito expressiva com a capacitação e qualificação da força de trabalho para os setores”, conta o gerente, Carlos Alberto Jakovacz, também responsável pela unidade de Telêmaco Borba.
Você sabia?
O município de Jaguariaíva, nome originário do dialeto tupi-guarani, que significa "Rio da Onça Brava", é conhecido no meio científico por ser rico em fósseis de invertebrados marinhos devonianos. A principal fonte de busca para os estudos fica no trecho do antigo ramal ferroviário Jaguariaíva-Arapoti, que tem atraído muitos acadêmicos e pesquisadores em busca de novas descobertas.
Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!