SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

Setor de TI representa a nova identidade de Londrina

Marca "Londrina Cidade Genial" vai identificar Londrina como "Capital da Tecnologia da Informação" e enaltece o grande polo tecnológico formado por cerca de 1,2 mil empresas no setor

clique para ampliarclique para ampliarPrefeito Alexandre Kireeff apresentou a nova marca de Londrina (Foto: Divulgação / Prefeitura de Londrina)

Londrina já foi reconhecida como a “capital mundial” do café, nos anos 1960. Após a geada negra, em 1975, que dizimou a produção do “ouro verde” no norte do Paraná, a cidade mudou a sua vocação. Prestes a completar 80 anos, Londrina se destaca por ser um polo no setor de Tecnologia da Informação (TI). A área é considerada um dos pilares de desenvolvimento local e, por essa razão, foi escolhida para ser a nova identidade de Londrina. No dia 20 de outubro, a marca “Londrina Cidade Genial” foi apresentada no gabinete do prefeito Alexandre Kireeff.

A escolha do novo conceito foi pautada por um conjunto de fatores, como tamanho e importância o segmento de TI, que possui 1,2 mil indústrias na região e gera aproximadamente 14 mil empregos diretos. A cerimônia contou com a presença de dirigentes de entidades de classes, universidades e setores empresariais que atuam em tecnologia da informação, como o presidente da APL de TI (Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação), Gabriel Henríquez; o presidente do SINFOR, Marcus Von Borstel; o presidente da ACIL, Valter Luiz Orsi; e o prefeito Alexandre Kireeff.

Na opinião do presidente do SINFOR, vários fatores contribuem para que Londrina seja uma cidade “genial”. “É genial ter 14 universidades, 40 mil alunos matriculados no ensino superior, 19 escolas técnicas e formação continua de mão de obra altamente qualificada. É genial ter sido escolhida, entre mais de cinco mil municípios brasileiros, como cidade que vai sediar o único Instituto Senai de Tecnologia, voltado para a área de TI. É genial ter a Sercomtel, uma empresa local de telefonia e telecomunicações entre as melhores do país", destacou Marcus Von Borstel.

"Por todos esses motivos, o SINFOR, o APL de TI de Londrina e Região e a CINTEC (Central de Inovação, Desenvolvimento e Negócios Tecnológicos), que são as entidades relacionadas ao setor de TI de Londrina, reconhecem que a cidade tem um ambiente privilegiado para o desenvolvimento do setor. Além disso, Londrina também é genial ser promover políticas públicas que fomentam o empreendedorismo e o crescimento profissional”, avaliou o presidente do sindicato.

O que fazer para melhorar o desempenho da sua indústria?Londrina é referência em qualidade na área de TI