SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

O que fazer para melhorar o desempenho da sua indústria?

Bússola da Inovação, desenvolvida pela Fiep, pode ajudar no crescimento e na melhoria da produtividade

clique para ampliarclique para ampliarPesquisa estará disponível no site da Bússola da Inovação até o dia 30 de novembro (Foto: Reprodução)

A inovação se tornou um dos grandes desafios do dia a dia das indústrias. No entanto, ao mesmo tempo em que são necessárias soluções para demandas internas e de mercado, ainda há uma ideia de que inovação obrigatoriamente impacta em custos ou mudanças drásticas. Isto pode parecer longe da realidade, mas a inovação deve permear as atividades da empresa e pode ser aplicada em melhoria de uma característica do processo produtivo, da logística ou de gestão, por exemplo, não envolvendo apenas a questão tecnológica.

Mas, para descobrir qual é o ponto de partida para pensar em inovação, é necessário fazer um diagnóstico. Neste caso, os associados aos sindicatos filiados à Fiep dispõem de uma ferramenta chamada Bússola da Inovação. “O industrial responde a uma pesquisa via internet e recebe imediatamente um autodiagnóstico gratuito de inovação, que também vai apontar uma série benefícios, dicas e sugestões de como a indústria pode melhorar nesta questão. Este é um tipo de consultoria on-line e gratuito”, salienta Augusto Cesar Machado, coordenador do programa.

Entre os pontos que são destacados durante a participação na Bússola da Inovação estão sugestões de melhoria do ambiente interno, da gestão de ideias e da criatividade. Outros temas abordados são as ações de liderança, o intraempreendedorismo e a obtenção de recursos para colocar em prática algumas medidas.

O primeiro passo para participar da Bússola da Inovação é acessar o site www.bussoladainovacao.com.br e responder ao questionário, que ficará disponível na página até o dia 30 de novembro. A pesquisa leva em média 30 minutos para ser finalizada. Quem estiver respondendo pode fazer isto pausadamente, pois as informações são salvas automaticamente.

Após o preenchimento da pesquisa e o recebimento do diagnóstico, a indústria pode aplicar as ações internamente ou procurar unidades do Sesi e do Senai para aprimorar o trabalho. “Temos corpo técnico especializado para atender as demandas de inovação, seja por meio de consultorias ou por capacitações”, destaca Machado. O programa - que está em sua segunda edição - é realizado por meio de parceria com os sindicatos, que têm papel fundamental na disseminação da Bússola da Inovação e no estímulo à inovação.

De acordo com o coordenador, além de fornecer o diagnóstico de informação para as indústrias, a Bússola da Inovação também vai permitir à Fiep um entendimento sobre a realidade da inovação no setor industrial paranaense, destacando o desempenho por segmentos, regiões e porte. Machado ressalta que os dados preenchidos nas pesquisas são confidenciais e, ao final de todo o projeto, o industrial receberá um relatório sobre inovação em seu setor produtivo.

Industriais do ramo de TI apresentam seus negócios durante MeetupSetor de TI representa a nova identidade de Londrina