SINDUSCON OESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná

Empresários da construção civil visitam Michel Temer

clique para ampliarclique para ampliarGrupo se reuniu com Temer e saiu otimsita (Foto: Luciano Barros)

O Sinduscon/Paraná-Oeste foi muito bem representado em um encontro do setor com o presidente da República interino, Michel Temer, realizado no dia 11 de agosto em Brasília. Empresários cascavelenses do setor estiveram com Temer e retornaram otimistas do encontro e animados com as perspectivas de abertura de um inédito canal de diálogo entre o setor e o Poder Executivo.

Comandada pelo presidente do Sinduscon-Paraná/Oeste, Edson Vasconcelos, a comitiva contou com a presença de Ricardo Mion (vice-presidente da CBIC, entidade que viabilizou a audiência com o presidente), Jadir Saraiva de Rezende e João Luiz Brock.

Temer propôs a criação de um fórum permanente de diálogo entre a Presidência da República e representantes da construção civil. O grupo a ser criado deve se reunir a cada 45 dias, no gabinete do Palácio, para avaliar o andamento das ações do destinadas ao setor.

O anúncio foi feito durante o “Encontro com a Construção Civil - Unindo forças para construir o futuro do Brasil”, que reuniu, no Palácio do Planalto, em Brasília mais de 800 representantes de todos os segmentos do ciclo produtivo do setor, vindos de todos os 27 Estados brasileiros. “Não há prosperidade sem a construção civil”, afirmou Temer.

O presidente interino anunciou a retomada das obras de casas populares destinadas à população de baixa renda em todo o país e afirmou que a manutenção do programa Minha Casa Minha Vida, lançado em 2009, é uma prioridade da atual gestão federal. Durante a cerimônia, o ministro das Cidades, Bruno Araújo, comunicou a meta de contratação de 600 mil novas unidades do programa para 2017. Ele também se comprometeu com a conclusão de 35 mil casas e apartamentos das faixas de maior renda cujas obras estão atualmente paralisadas. A previsão é de que as moradias sejam terminadas em até sete meses.

clique para ampliarclique para ampliarTemer firmou diversos compromissos com o setor durante o encontro (Foto: Luciano Barros)

Para Vasconcelos, o apoio do setor ao governo é fundamental para dar mais consistência às ações de uma administração ainda em formação e em processo de maturidade, e que acaba de completar apenas três meses. “O evento teve um forte viés de respaldo e compromisso político de apoio às medidas adotadas que vão de encontro às expectativas do mercado e consequentemente do setor produtivo. Queremos agora que o governo baixe a taxa Selic para que o consumo retorne aos patamares aceitáveis e os empresários voltem a ter fôlego e planejar novos lançamentos”, disse.

Também participaram do encontro os ministros das Cidades, Bruno Araújo; do Trabalho e Previdência Social, Ronaldo Nogueira; do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo de Oliveira; o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, entre outras autoridades e parlamentares, além de representantes da cadeia produtiva, mencionados no discurso do presidente da CBIC. Dentre eles, Cláudio Elias Conz, presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de construção (Anamaco); José Roberto Bernasconi, presidente do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco); e Walter Cover, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).

Grupo de profissionais de compras planeja elaborar lista padrão de insumosSua empresa tem um projeto inovador? Inscreva-o no Inova Talentos do IEL