SINDMADEIRA

Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Oeste do Estado do Paraná

Secretaria de Meio Ambiente apresenta Selo Clima Paraná

Trinta e quatro empresas já aderiram ao programa no Estado

clique para ampliarclique para ampliarPrograma foi apresentado na Casa da Indústria (Foto: Pedro Sarolli)

Profissionais da Sema (Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná) apresentaram aos industriais no dia 16 de setembro, na Casa da Indústria de Cascavel, o Selo Clima Paraná. O programa tem como objetivo diminuir a emissão de gases do efeito estufa, zelar pela produção sustentável e aumentar a competitividade das empresas.

A iniciativa do Selo Clima é o primeiro passo na preparação das empresas para os futuros marcos regulatórios que orientarão as ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. “Ninguém reduz o que não conhece. O Selo Clima é o primeiro passo na preparação das empresas para os futuros marcos regulatórios que irão orientar as ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, além de posicionar as empresas frente a consumidores cada vez mais atentos à responsabilidade socioambiental corporativa”, destacou o coordenador de Mudanças Climáticas da Sema, José Rubel.

O Selo Clima Paraná de registro público de emissões de gases do efeito estufa já tem adesão de grandes empresas como Klabin, Dudalina e CCR Rodonorte, entre outras. De acordo com Rubel, desde que o programa foi implantado, há dois anos, 34 empresas já aderiram no Estado. Além de Cascavel, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ponta Grossa, Londrina e Maringá também estão na programação de divulgação do Selo Clima Paraná.

As empresas que quiserem aderir ao Registro Público de Emissões de Gases do Efeito Estufa devem preencher o protocolo de intenções disponível no site da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Para ter acesso ao selo “bronze”, elas precisam descobrir o quanto produzem de gases. “As empresas que conseguem o selo certamente ampliam sua competitividade”, disse Rubel.

Inovação pauta discussões do 7º Congresso Nacional MoveleiroEmissão de autorizações florestais é suspensa por mais 120 dias no Paraná