Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado do Paraná

Superávit de mais de US$ 2 bilhões na balança comercial de couros em 2016

Resultado foi divulgado pelo Centro das Indústrias de Curtumes Brasil (CICB)

O Centro das Indústrias de Curtumes Brasil (CICB) divulgou no mês de janeiro os dados das importações de couros e peles do Brasil em 2016. O País comprou do mercado externo US$ 30,87 milhões, representando um crescimento de 58,8% em relação a 2015.

Quanto às exportações brasileiras de couros e peles, o resultado foi de US$ 2,033 bilhões no mesmo período. Isto resulta em um superávit de mais de US$ 2 bilhões na balança comercial de couros do país.

Conforme o CICB, os números não deixam dúvidas sobre a predominância absoluta das exportações de couros sobre as importações no Brasil. “Houve um expressivo crescimento da compra de couro salmourado dos Estados Unidos (quase 1000%), o que mostra que os curtumes brasileiros estão em busca de um produto de excelência; a qualidade da matéria-prima deve ser um ponto de atenção dos fornecedores do Brasil”, destaca Rogério Cunha, da Inteligência Comercial do CICB.

De acordo com a entidade, o Paraguai continua liderando como exportador de wet blue para o país e Alemanha e Itália estão à frente nas vendas de couro acabado. Segundo Cunha, o resultado de 2016 se assemelha muito ao número das importações de 2014, mostrando um cenário claramente cíclico das compras de couros e peles do Brasil, uma vez que os números de 2015 se aproximam de 2013.

Com informações do CICB

Vote Bem, da Fiep, concorre ao prêmio Boas Práticas Eleitorais do TREEmpresas podem aderir à campanha de vacinação contra a gripe