Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado do Paraná

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Consultorias oferecem soluções especializadas em Segurança e Saúde do Trabalho

Objetivo do Sesi é auxiliar as indústrias em áreas como gestão do absenteísmo, eSocial, FAP/NTEP, passivos trabalhistas e Normas Regulamentadoras

clique para ampliarclique para ampliarConsultorias especializadas são o diferencial do Sesi (Foto: Pixabay)

As indústrias paranaenses podem contar com um forte aliado para encontrar soluções em áreas que se tornaram queixas frequentes. Exemplos disto são o absenteísmo (falta dos funcionários), a implantação do eSocial, adaptação às Normas Regulamentadoras e até mesmo o impacto do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) e os nexos técnicos previdenciários.

O Sesi no Paraná oferta consultorias especializadas nestas áreas em Segurança e Saúde do Trabalho, com o objetivo de fornecer um amplo suporte às empresas, atingindo o maior índice de resolutividade possível. “Esses são problemas que atingem as indústrias de todos os setores. O absenteísmo, por exemplo, se tornou uma queixa frequente. Por isto, temos uma equipe multidisciplinar para ajudar a diminuir isto”, comenta a coordenadora de Segurança e Saúde do Sesi no Paraná, Juliana Cipriani Presiazniuk.

A ideia é transformar a Segurança e Saúde no Trabalho como parte estratégica de negócios. A cobertura das consultorias acontece em todo o território paranaense. “O grande diferencial que as indústrias encontram no Sesi é esta consultoria de gestão”, salienta Juliana.

Na consultoria sobre Normas Regulamentadoras, a equipe do Sesi verifica o atendimento por parte da indústria nesta área e propõe ações para que ela se adeque no que for necessário. Desta maneira, a empresa consegue reduzir custos, atender à legislação e diminuir situações de risco, acidentes e doenças de trabalho.

A consultoria de gestão do absenteísmo foca em iniciativas que podem fazer com que haja uma queda nos casos de doenças relacionadas ao trabalho e que causam faltas constantes. O Sesi conta com especialistas de diferentes áreas para verificar desde a política de recebimentos de atestados médicos até um estudo específico do que pode estar gerando o absenteísmo.

Outra consultoria é a de passivos trabalhistas, dentro da perspectiva de Segurança e Saúde do Trabalho. “O nosso objetivo é indicar ao industrial adequações para que não incorra nas mesmas reclamações, além de atender à legislação e tornar o ambiente mais seguro ao trabalhador, que passa a se sentir mais amparado”, destaca Juliana.

A consultoria em eSocial - ferramental do governo federal que vai reunir todas as informações relacionadas a empregadores e empregados - visa orientar a indústria para a correta implantação em sua rotina. O eSocial será obrigatório a partir de 2018 e as empresas devem ficar bastante atentas para evitar transtornos no momento da transmissão dos dados.

E a consultoria FAP/NTEP pode ser a solução para as empresas que precisam de um sistema de gestão sobre o NTP (Nexo Técnico Profissional ou do Trabalho) e NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário), além do FAP (Fator Acidentário de Prevenção). “Quem tem o menor índice de acidentes paga uma alíquota menor. Por isto é importante ir a fundo porque pode significar inclusive redução de custos. Muitas indústrias também não sabem que podem fazer questionamentos e contam com o apoio do Sesi para verificar estas situações”, ressalta Juliana.

Os interessados podem procurar a unidade mais próxima do Sesi para obter mais informações ou ainda pelo site www.sesipr.org.br.

Cuide-se + aposta na prevenção contra consumo de álcool e outras drogasIndustriais ganham novo prazo para se adequar às normas de segurança em máquinas