SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Vacina da gripe reduz número de faltas ao trabalho

Sesi está promovendo a edição 2015 da campanha de vacinação contra a doença, com a oferta de 250 mil doses para os trabalhadores das indústrias paranaenses

clique para ampliarclique para ampliarVacina é uma das principais tecnologias sociais para a prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida (Foto: SMCS/Prefeitura de Curitiba)

Ações de qualidade de vida e promoção de saúde têm resultado direto na produtividade da indústria, com a diminuição do absenteísmo (falta no trabalho) e do presenteísmo (quando o trabalhador vai para a empresa, mas não consegue exercer sua atividade em função da doença). Entre as ferramentas importantes neste sentido está a vacinação contra a gripe.

Os empregados vacinados têm menos chances de desenvolver os sintomas decorrentes dos vírus da gripe. “A vacina contra a gripe é uma estratégia importante para reduzir as faltas ou o presenteísmo. A vacina - de um modo geral - é uma das principais tecnologias sociais para a prevenção de doenças”, salienta Ademir Vicente da Silva, gerente de qualidade de vida do Sesi.

Para comprovar esta posição, ele cita um estudo do médico do trabalho Eduardo Arantes - uma das referências no setor - que mostra que, para cada R$ 1 investido em vacina, a empresa possui um retorno de R$ 3,50 com a redução do absenteísmo. “Este é um estudo de caso e o resultado pode variar, mas é uma boa referência do resultado positivo que a vacina gera”, afirma Silva.

A vacina tem um período de maturação de 15 dias para criar a proteção necessária contra o vírus da gripe. “Muitas pessoas falam que tomam a vacina e ficam gripados dias depois. Mas a vacina ainda não fez efeitos. O que pode acontecer é a pessoa já ter o vírus incubado antes de tomar a vacina”, destaca o gerente.

Campanha

Diante da importância da prevenção da gripe, o Sesi realiza em todo o estado uma campanha de vacinação para as indústrias. As interessadas se cadastraram durante o mês de março pelo site do Sesi (www.sesipr.org.br) ou pelo telefone 0800-666-2020. O prazo para habilitação vence no dia 27 de março. A expectativa da organização é atender 1,7 mil indústrias com 250 mil doses. A aplicação da vacina vai acontecer tanto em locais específicos quanto nas próprias indústrias, dependendo do número de funcionários atendidos.

O Sesi subsidia parte do custo da vacina, cujo valor de aquisição é de R$ 38. No entanto, para o trabalhador da indústria, será cobrado R$ 22,50 já com a aplicação. Os valores podem ser pagos pela empresa, como forma de política de prevenção e promoção de qualidade de vida, ou posteriormente descontados em folha. A vacina protege contra os três vírus Influenza (causador da gripe) com maior ocorrência no hemisfério sul.

Associados do Sindemcap participam de workshop sobre Processo Produtivo EcoeficienteIndustriais podem acessar linhas de financiamento para adequações à NR-12