SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Associados do Sindemcap participam de workshop sobre Processo Produtivo Ecoeficiente

Tema foi apresentado durante o projeto Gestão da Sustentabilidade para a Competitividade de Micro e Pequenas Empresas, realizado pelo BID e Sesi em parceria com o sindicato

clique para ampliarclique para ampliarProjeto, que reúne associados do Sindemcap, entra em reta final (Foto: Joyce Carvalho)

Sustentabilidade foi o assunto do quinto workshop do projeto Gestão da Sustentabilidade para a Competitividade de Micro e Pequenas Empresas, do qual participam indústrias associadas ao Sindemcap. Sob o tema “Processo Produtivo Ecoeficiente”, o evento foi ministrado pelo consultor ambiental do Senai Paraná, Pedro Américo Duarte. As 11 empresas integrantes do projeto acompanharam sobre como o investimento em processos mais sustentáveis pode trazer resultados positivos, incluindo redução de custos e melhor imagem perante os clientes.

O workshop abordou os sistemas de produção limpa, estratégias para conceitos de economia de água e energia e gestão de resíduos sólidos, além de destacar a importância do cumprimento da legislação, não apenas para o benefício ao meio ambiente, mas também para a própria empresa. “Mostramos que ações que favorecem o meio ambiente não são um custo, e sim um investimento. As economias de luz e água e a melhoria no processo produtivo só agregam dentro da indústria”, comentou Duarte.

Ele lembra que o setor de mineração, no qual as empresas associadas ao Sindemcap estão inseridas, causam impactos ao meio ambiente. “Querendo ou não, na parte ambiental, trabalhar com prevenção é melhor do que a remediação. O custo da prevenção é infinitamente mais barato do que o da remediação. As empresas devem cumprir exigências legais e implantar isto dentro do ambiente, não apenas de forma obrigatória, mas também pelos benefícios que isto gera, no quesito ambiental, para os clientes e para a própria indústria”, destaca o consultor.

O workshop Processo Produtivo Ecoeficiente foi o último programado dentro do projeto, realizado pelo Sesi Departamento Nacional e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em sete departamentos regionais do Sesi, entre eles o Paraná. O trabalho acontece com cinco setores industriais paranaenses, representados por associados de cinco sindicatos: Sindemcap, Sinduscon-PR, Sindvest/Maringá, Sivale/Apucarana e Sinvespar/Francisco Beltrão.

Após o evento de março, os participantes vão receber a visita dos analistas do Sesi envolvidos no projeto para consultoria e acompanhamento dentro da empresa sobre a abordagem do assunto tratado no workshop. Este sistema de trabalho foi desenvolvido desde o início do projeto. Os associados do Sindemcap também participaram dos workshops sobre Missão, Visão e Valores; Condições e Recursos para Saúde Pessoal; Capacitação, Desenvolvimento e Treinamento; e Relacionamento com Clientes.

Após a etapa relacionada ao workshop Processo Produtivo Ecoeficiente, a equipe do projeto deve fazer uma avaliação para mensurar os resultados alcançados pelo grupo no projeto como um todo, por meio da reaplicação de modelos do Sesi. O encerramento oficial do projeto está programado para novembro deste ano. Segundo a analista técnica de responsabilidade social do Sesi, Zeni Shisuco Okayama, o resultado conquistado até o momento é bastante positivo. “Temos 11 empresas participantes e, em quase dois anos de projeto, elas permaneceram e conseguiram disseminar estas informações em diferentes setores dentro de seus ambientes de trabalho”, salientou.

Um dos exemplos disto está ocorrendo na Cal Rio Grande, de Almirante Tamandaré. Joice Teixeira, do setor de controle de qualidade da empresa, participa desde o início dos workshops e das consultorias com a equipe do Sesi. “Os temas de todos os workshops foram aplicados dentro da empresa. Nós não tínhamos, por exemplo, definição de Missão, Visão e Valores. Fizemos isto e estabelecemos metas. Com o workshop sobre treinamento e a ajuda das analistas do Sesi, também conseguimos identificar os pontos que precisávamos intensificar na capacitação dos colaboradores. Vimos resultados na organização dentro da empresa”, explica.

A partir do conhecimento adquirido no projeto, a Cal Rio Grande aplicou outras medidas, como informações de alimentação saudável e qualidade de vida aos funcionários. “Vimos que este era um ponto deficiente. Melhoramos a refeição no refeitório e colocamos cartazes sobre alimentos mais saudáveis, perigo do uso exagerado do sal e o excesso de frituras para conscientizar os funcionários que levam a comida para o local de trabalho”, conta Joice.

Após cada etapa do projeto, Joice revê os conceitos apresentados e passa as informações para os demais setores da empresa, incluindo as áreas administrativa e de produção. “Está valendo muito a pena participar do projeto”, conclui.

Indústrias precisam estar preparadas para receber a fiscalização do trabalhoVacina da gripe reduz número de faltas ao trabalho