SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Enacal 2013 reuniu produtores de calcário de todo o País

Evento, realizado em Minas Gerais, reforçou a importância do uso do calcário na agricultura, especialmente em algumas regiões, como o cerrado

Empresários paranaenses participaram do Encontro Nacional dos Produtores de Calcário (Enacal 2013), considerado o principal evento do setor no país e que foi realizado no final de novembro na cidade de Araxá, em Minas Gerais. O encontro foi promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal), pelo Sindicato das Indústrias de Adubos e Corretivos Agrícolas do Estado de Minas Gerais (Sindac) e Associação das Mineradoras de Arcos, Pains e Região (Ampar).

Foi a 22ª edição do evento, que abordou a importância do calcário no agronegócio. “Entre os temas principais discutidos estavam pesquisas da Embrapa e relatórios da Universidade Federal de Lavras, além de palestras sobre a utilização do calcário. Ficou comprovado algo que a gente já tinha certeza: um dos pilares para a produção de 200 milhões de toneladas de grãos foi o uso do calcário, ainda mais com preço razoável. Se a agricultura brasileira tem este destaque, o calcário é um dos responsáveis”, ressalta Claudio Grochowicz, secretário do Sindemcap e que participou do Enacal 2013.

De acordo com ele, foi demonstrado ainda que o uso do calcário foi essencial para o avanço da agricultura nas áreas de cerrado, que possuem solos com alumínio tóxico. “O calcário foi capaz de neutralizar essa toxicidade, permitindo que a agricultura no cerrado chegue a um outro nível”, explica Grochowicz.

O secretário do Sindemcap comentou que os participantes estão confiantes para o desempenho do setor em 2014 diante da previsão de um ambiente favorável para a agricultura no ano que vem. “O único porém será se o clima não ajudar. Mas há boas perspectivas e o nosso setor depende diretamente do desempenho da agricultura”, salienta.

Palavra do PresidenteFederações das Indústrias do Sul apresentam demandas a parlamentares