SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Palavra do Presidente

Presidente do Sindemcap faz uma avaliação sobre o desempenho do setor em 2013. Josemar Guarise ainda lembrou sobre os desafios do segmento e traçou perspectivas para o ano que vem

Para a última edição do Boletim da Indústria em 2013, o presidente do Sindemcap, Josemar Guarise, fez um balanço sobre o ano que está terminando. Para ele, 2013 pode ser avaliado como um ano positivo para o setor, quando houve pelo menos estabilidade nos negócios e investimento das empresas. Guarise ainda destacou ações do sindicato, cujos integrantes vêm se reunindo mensalmente para discutir as demandas e encontrar as soluções necessárias ao setor.

Qual é a sua avaliação sobre a atuação do Sindemcap em 2013?

Josemar Guarise: O Sindemcap implantou reuniões mensais, estabelecemos metas, inclusive para atrair novos associados e manter aqueles que já estão. Para isso, o sindicato tem que se fazer ainda mais atuante e estar atento às questões relacionadas ao setor. Este ano, as multas por excesso de peso por eixo nos preocupou muito, a dificuldade em encontrar profissionais para algumas funções dentro das empresas, fazer novos treinamentos e colocar no mercado profissionais aptos também. Ficamos atentos ao novo Código da Mineração, que está em fase final. Neste ano, também sentimos uma proximidade forte com a Fiep, por meio do presidente Edson Campagnolo, que atuou juntamente com os empresários. Percebemos a transparência na administração dele e o traquejo que possui ao lidar com estas questões, o que torna fáceis o acesso e a comunicação. Levamos nossas reivindicações e tivemos uma boa resposta por parte da Fiep.

Quais são os desafios para 2014?

Josemar Guarise: Precisamos ficar atentos em relação ao Código de Mineração e a previsão dos pagamentos de taxas. A maior parte das empresas é de pequeno porte e é necessário um enquadramento mais justo. Não somos contra o pagamento, mas não é possível considerar todas empresas do setor como de grande porte. Esperamos esta sensibilização por parte do governo.

Temos ainda a Logística Reversa, cujo prazo foi estendido para agosto do ano que vem. Uma extensão do termo de compromisso com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente foi assinado porque não haveria tempo hábil para isto até fevereiro. A Logística Reversa será positiva para todo o setor, mas é preciso aprofundar as discussões sobre como viabilizar. Acredito que 2014 será um bom ano para o setor, a não ser que a economia brasileira dê uma virada.

Qual a sua mensagem de fim de ano para os associados?

Josemar Guarise: Desejo que 2013 termine da melhor maneira possível e que 2014 seja um ano de prosperidade para todos. Em 2014, vamos continuar batalhando para que sejamos atendidos. Esperamos que os empresários consigam atingir seus objetivos e que haja um melhor cenário. Afinal, eles só querem trabalhar e gerenciar seus negócios da melhor maneira possível, com uma carga tributária menor, por exemplo.

Contribuição sindical garante assistência e serviços aos associadosEnacal 2013 reuniu produtores de calcário de todo o País