Apoio à internacionalização da indústria

Conquistar novos mercados e estabelecer parcerias que ampliem as oportunidades de negócios e possibilitem crescimento para as indústrias. Essas são algumas das principais vantagens para as empresas que colocam a internacionalização como uma de suas metas. Mas, para que essa estratégia tenha sucesso, é preciso conhecimento e preparação.

Por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), o Sistema Fiep disponibiliza uma série de ferramentas e promove diversas ações que ajudam as indústrias paranaenses a ingressar no comércio exterior. Parte de uma rede criada há mais de 20 anos e que atua em todos os estados brasileiros, o CIN possui profissionais qualificados para apoiar em todo o processo de internacionalização das empresas.

Áreas de atuação

Os serviços do CIN são voltados a indústrias com diferentes graus de maturidade em termos de comércio exterior – desde aquelas que nunca exportaram até as que já possuem experiência em relações internacionais. Conheça as principais áreas de atuação:

  • Apoio à internacionalização – Programas para aprimorar a competência exportadora das empresas e assessoria para concretização de negócios.
  • Inteligência comercial – Informações estratégicas sobre os principais mercados mundiais, com estatísticas, legislação, oportunidades comerciais, prestadores de serviços e muito mais.
  • Capacitação empresarial – Programas de aprimoramento e reciclagem técnico-gerencial em comércio exterior.
  • Documentos para exportação – Emissão de documentos que facilitam os negócios em outros países, como o Certificado de Origem, que aumenta a competitividade da venda, e o ATA Carnet, que permite exportar bens temporariamente sem pagar impostos.
  • Promoção de negócios – Eventos no Brasil e no exterior para promover o incremento de negócios e a absorção de tecnologias, através de missões empresariais, encontros de negócios e participação em feiras internacionais.

Seminários

Nesse último ponto, o CIN promove, em dezembro, em Curitiba, mais dois encontros com o objetivo de apresentar novos mercados, transmitir conhecimentos e estreitar relações com possíveis parceiros.

O primeiro é o seminário Oportunidades de Negócios e Investimentos na Geórgia, que acontece no dia 5. Realizado em parceria com o Departamento de Desenvolvimento Econômico do estado norte-americano, no evento serão apresentados dados econômicos da região, setores com maior potencial para parcerias e aspectos legais que precisam ser seguidos pelas empresas nessa relação.

Já no dia 10 será realizada a sexta edição do seminário O Comércio Exterior e a Indústria. Este ano, o evento tratará principalmente da potencialidade dos acordos comerciais internacionais. Representantes de órgãos governamentais e especialistas do mercado apresentarão as oportunidades, desafios e possíveis impactos que acordos já confirmados ou em negociação podem trazer para o setor industrial paranaense.

Saiba mais

Para conhecer os serviços do CIN ou para se inscrever nos próximos seminários, acesse: cinpr.org.br