Logística reversa e economia circular em foco na indústria

A preocupação com o desenvolvimento sustentável tem pautado o planejamento de todos os setores industriais. Muito além da necessidade de cumprir obrigações legais, a reutilização ou a destinação ambientalmente correta de resíduos resultantes do consumo de produtos industrializados tem gerado oportunidades e criado novos conceitos econômicos.

A logística reversa, por exemplo, garante que o resíduo gerado no ponto de consumo seja reaproveitado pela cadeia produtiva. Cada vez mais disseminada no Brasil, essa prática permite que menos materiais sejam destinados a aterros sanitários e menos matérias-primas sejam extraídas da natureza. E esse é um movimento que deve envolver toda a sociedade. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), governo, setor produtivo e população possuem responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

Seminário Paranaense

Mais do que a resolução de questões socioambientais relacionadas à gestão dos resíduos sólidos, a logística reversa contribui também para a redução de custos para a indústria e geração de novos negócios. Com isso, ajuda a impulsionar o conceito de economia circular. Baseado na utilização cíclica de produtos e materiais, a economia circular surge como opção ao modelo econômico linear – que consistia na extração de matéria-prima, transformação, uso e descarte de resíduos.

Justamente para debater esse novo fluxo de produção e consumo, será realizado, em Curitiba, no dia 12 de novembro, o 3º Seminário Paranaense de Logística Reversa. Promovido pela Fiep, em parceria com o Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR), o evento abordará o desenvolvimento dos sistemas de logística reversa de abrangência nacional, no contexto da economia circular. Entre os palestrantes, estão especialistas de diversas associações e entidades que vão tratar de soluções para os resíduos gerados por toda a cadeia produtiva industrial, além da apresentação de exemplos em áreas em que os conceitos já são uma realidade.

Mobilização da indústria

O seminário é mais uma entre tantas iniciativas que a Fiep desenvolve para promover a disseminação da logística reversa na indústria paranaense. Esse movimento começou em 2012 quando, por articulação da entidade, sindicatos empresariais ligados a diferentes cadeias produtivas assinaram termos de compromisso com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), iniciando as discussões para a elaboração de planos de logística reversa no Estado. Com isso, a indústria paranaense se antecipou às exigências legais, buscando soluções viáveis para a destinação ambientalmente adequada dos resíduos decorrentes de sua atividade.

Conheça os palestrantes do seminário

  • Davi Bomtempo – gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI)

  • Marilia de Souza – gerente do Observatório Sistema Fiep

  • Henrique Mendes – gerente de Sustentabilidade da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee)

  • Fabrício Soler – sócio da Felsberg Advogados

  • César Faccio – executivo da Coalizão Embalagens

  • João Rando – diretor-presidente do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inPEV)

  • Amanda Schneider e Tiago Lima – diretora-executiva e consultor jurídico do Instituto Brasileiro de Energia Reciclável (Iber)


Serviço

Data: 12 de novembro

Horário: 8h30 às 17h30

Local: Campus da Indústria – Curitiba/PR

Inscrições gratuitas e vagas limitadas.

 

Saiba mais em fiepr.org.br