Sindmadeira Oeste/PR
Sindmadeira Oeste/PR
Legislação

Logística Reversa

clique para ampliar clique
            para ampliarLogística Reversa (Foto: Divulgação)

Com o crescente volume de negócios em escala mundial e a imensa quantidade de produtos fabricados diariamente, aumenta também a quantidade de lixo gerado e de materiais que precisam ser mandados de volta à sua origem. Esse tráfego de produtos no sentido contrário da cadeia de produção normal (dos clientes em direção às indústrias) precisa ser tratado adequadamente, para evitar trabalho e custos extras.

A Logística Reversa  é a área responsável por este fluxo reverso de produtos. A importância deste processo reside em dois extremos:

  • As regulamentações, que exigem o tratamento de alguns produtos após seu;
  • A possibilidade de agregar valor ao que seria lixo. 

Seguindo esse conceito, a SEMA - Secretaria de  Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - regulamenta que  as empresas  obrigadas a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos fabricados, após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, conforme a LEI Nº 12.305, DE 02 DE AGOSTO DE 2010.

O Sindmadeira está trabalhando, junto com seus associados, no desenvolvimento de estratégia para que as empresas de nossa região se ajustem à nova regulamentação, evitando problemas futuros.

 

Entre em contato com o sindicato e informe-se sobre as próximas reuniões relacionadas ao tema.

Faça parte dessa força!

Seja um Associado

Associe-se