Sinditrigo
Sinditrigo

ABITRIGO orienta seus associados sobre redução de sódio


 

clique para ampliar clique para ampliarSódio (Foto: Abitrigo)

A Associação Brasileira da Indústria do Trigo - ABITRIGO está orientando seus associados sobre o cumprimento do Termo de Compromisso para redução do sódio nos alimentos.

Firmado em 13 de dezembro de 2011, o Termo de Compromisso entrou em vigor em janeiro. O documento formaliza a parceria entre o Ministério da Saúde e entidades representativas das indústrias de alimentos, na promoção da saúde da população. A diminuição do sal na alimentação contribui para a redução de doenças crônicas, como a hipertensão arterial, que afeta 23,3% da população brasileira acima de 18 anos.

O Termo de Compromisso com as entidades do setor produtivo foi assinado pelos presidentes da ABITRIGO, Embaixador Sérgio Amaral; da ABIP - Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, Alexandre Pereira da Silva; da ABIMA - Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias, Cláudio Zanão; da ABIA - Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação, Edmundo Klotz; e pelo Ministro da Saúde, Alexandre Rocha Santos Padilha.

Além de ajustar os produtos aos limites de sódio estabelecidos para 2012, as indústrias terão de adequar seus rótulos. As conversações dos representantes da cadeia do trigo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deverão prosseguir para estudar reduções gradativas do teor de sódio do pão francês, misturas para bolos e biscoitos até 2020.

Esse período é necessário para adequar os hábitos da população quanto ao sabor dos produtos com menor teor de sódio e, também, para resolver questões tecnológicas ligadas à produção, uma vez que o sal é um dos elementos que influenciam o tempo de durabilidade do produto.

Em janeiro, a ANVISA lançou o Guia de Boas Práticas Nutricionais para Pão Francês, com o intuito de incentivar os serviços de alimentação, em especial as padarias, a reduzir a quantidade de sal utilizada no preparo do pão francês. Esta é a primeira de uma série de cartilhas elaboradas com base no Documento de Referência para Guias de Boas Práticas Nutricionais, desenvolvido pela ANVISA.

 


 

Texto retirado do site da Abitrigo

Filie-se

Associe-se