Sindimetal
Sindimetal

Histórico do SINDIMETAL

Em 18 de dezembro de 1986 foi fundado em Cascavel à Associação Profissional das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Cascavel - Paraná, com a liderança do empresário Eliseu Avelino Zanella, sócio proprietário da empresa Guimatra S/A. - Indústria e Comércio, localizada na BR-277 - KM 592, bairro Guarujá, em Cascavel-PR.

A primeira diretoria da Associação Profissional das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Cascavel foi composta pelos empresários Eliseu Avelino Zanella - Presidente; Rovilio Mascarello - Secretário; Dércio Galafassi - Tesoureiro; e para suplentes da Diretoria , os Senhores Marcos Roberto Teixeira; Tranqüilo Vanzin e Adelino Coelli. Conselho Fiscal foi composto pelos Senhores Altair Venturin da Silva; Arcimedes Pedro Pedrobon e Geni Lago, tendo como suplentes os Senhores Francisco Renz; Agenor Tombini e Giovani Mattei.

No mês de agosto de 1988, na sede da Associação Comercial e Industrial de Cascavel - ACIC, com o incentivo e orientação do Sr. Gilberto Borges, Presidente do Sindicato das Industriais Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico do Estado do Paraná, à Associação se transforma no SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICA E DE MATERIAL ELÉTRICO DE CASCAVEL, tendo como Presidente o empresário Sr. Eliseu Avelino Zanella, que tempos depois assume também a vice-presidência executiva e coordenador da região de Cascavel e Foz do Iguaçu da Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP.

Em 1985, se inicia as primeiras greves nas empresas ligadas ao ramo da metalurgia, mecânica e material elétrico em Cascavel-PR. Na época houve movimentos grevistas que paralisaram as atividades das empresas Vegrande - Veículos Casagrande Ltda. e, posteriormente, nas empresas Olvebra Industrial S/A. - Divisão Embrasa e Metalúrgica Vanzin Ltda, as quais juntas possuíam em seus quadros aproximadamente 200 funcionários.

Na época, os empresários não tinham em Cascavel um representante da instituição que os representassem nos movimentos grevistas para fazer as tratativas com os trabalhadores, vez que as empresas da região pertenciam à base territorial do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas do Estado do Paraná, o que dificultava em muito as negociações, pois eram obrigados a recorrerem ao Sindicato da Categoria em Curitiba, que, por sua vez, deslocava um dos seus representantes a Cascavel.

Em razão disso, por orientação do Sr. Gilberto Borges, Presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas do Estado do Paraná, e com a adesão de todas as empresas do ramo em atividade da região oeste, sob a liderança do Sr. Eliseu Avelino Zanella, resolveram criar a Associação Profissional das Indústrias Metalúrgica, Mecânica e de Material Elétrico de Cascavel. Elaborada a documentação necessária foi registrado na Delegacia Regional do Trabalho.

Em 1988, foi transformado à Associação em Sindicato, através do Processo MTPS- 24000-00184090-51, em 13 de março de 1.990, foi registrada a Carta Sindical, reconhecendo o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Cascavel, com base territorial no município de Cascavel e Região.

Em 1994, foi alterado no Estatuto a denominação do Sindicato para SINDICATO DAS INDUSTRIAS METALURGICAS, MECANICAS E DE MATERIAL ELETRICO DO OESTE DO PARANÁ - SINDIMETAL, com sede na Avenida Brasil, 6538, e, posteriormente, na Rua Heitor Franca, nº 160,  em Cascavel-PR.

 Em 2001, o SINDIMETAL passou a ter sua própria sede na Rua Souza Naves, 3983, 6º andar, salas 607/608, no Edifício Lince, em Cascavel-Pr, com uma estrutura administrativa objetivando dar maior apoio às empresas da categoria empresarial.

Durante todo o período de sua existência o SINDIMETAL, sempre foi comandado por empresários que lutaram para o desenvolvimento da indústria, exercendo papel muito importante com ações políticas do interesse de sua categoria e das relações entre capital e trabalho.