Sincabima
PREMIO FINEP 2014 - 07/11/2014

Prêmio Finep de Inovação contempla fundador da CarobHouse

Sócio-fundador da empresa paranaense, única a produzir produtos à base de alfarroba no Brasil, Luiz Carmine Giunti de Oliveira ganhou prêmio na categoria Inventor Inovador

Os campeões regionais do Prêmio Finep de Inovação – Edição 2014 serão premiados nesta quarta-feira (dia 5), em cerimônia que acontece no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Com três representantes entre os 26 ganhadores, o Paraná é destaque no prêmio anual, criado para reconhecer e divulgar esforços inovadores realizados por empresas, instituições sem fins lucrativos e pessoas físicas, desenvolvidos no Brasil. O Prêmio Finep de Inovação é fruto da parceria do Governo Federal e Ministério da Ciência e Tecnologia e é o mais importante instrumento de estímulo e reconhecimento à inovação no País.

O sócio-fundador da CarobHouse, Luiz Carmine Giunti de Oliveira, foi o vencedor da categoria Inventor Inovador do Prêmio Finep 2014 – Região Sul. Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da CarobHouse, Carmine Giunti desenvolveu uma formulação balanceada, utilizando como principal matéria prima a alfarroba e lançou no mercado como uma alternativa ao chocolate convencional, ideal para pessoas com restrições alimentares ou que optam por alimentos mais saudáveis.

Como resultado destas pesquisas, iniciadas em 1990, nasceu a CarobHouse, única empresa brasileira que fabrica produtos a base de alfarroba no país. Trata-se de um alimento muito semelhante ao chocolate, mas sem estimulantes como a cafeína e a teobromina. Além disso, tem baixo índice glicêmico e mais rico em fibras, minerais e vitaminas, sem adição de açúcar, sem glúten e sem qualquer ingrediente de origem animal. “O prêmio de Inventor Inovador é um enorme orgulho para toda equipe CarobHouse e também a certeza de que temos desenvolvido um excelente trabalho, sempre zelando pela saúde de nossos consumidores e qualidade dos nossos produtos”, afirmou Carmine Giunti.

Muito embora seja único no mercado, os produtos a base de alfarroba possuem odor, textura e aparência similar ao cacau, mas difere no sabor. Tanta semelhança originou sabores e formatos criados pela CarobHouse , que vão desde a barrinha, passando pelo tablete e creme de avelã em pote, até as caixas de bombons nos variados sabores: passas, avelã, castanha e damasco.

O Prêmio Finep contempla oito categorias no total: seis regionais e nacionais e duas exclusivamente nacionais. Os primeiros colocados regionais, em cada categoria, competem também na final nacional, que acontece em Brasília. Serão distribuídos entre os vencedores R$ 8 milhões em prêmios. Entre os paranaenses também foram contemplados a Biodiversité (categoria Pequena Empresa) e a Angelus Ciência e Tecnologia (categoria média empresa).

Sobre a CarobHouse
A pesquisa para fabricação começou em 1990, com o estudo do fruto da árvore nativa da costa do Mediterrâneo – a alfarrobeira. A ideia nasceu quando o sócio fundador da CarobHouse, à espera para ser atendido numa barbearia, leu em uma revista sobre a dificuldade de uma parcela da população que, durante a Páscoa, acaba excluída por conta da falta de opções ao chocolate, seja por restrições ao cacau, ao açúcar, à lactose e/ ou ao glúten.

Carmine reuniu um grupo formado por amigos e membros de sua congregação religiosa, em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba (PR), para provar seus experimentos. O sabor atraiu um grupo de 100 degustadores “informais” que provaram diferentes versões desenvolvidas e opinaram sobre aspectos como palatividade, textura e dulçor, entre outros. O resultado da formulação, a partir dessas observações, encorajou o lançamento da empresa no mercado nacional, em 2003.

Hoje, a empresa com sede em Curitiba está presente em todo o Brasil, por meio de uma rede de distribuidores independentes e de representantes comerciais autônomos. O crescimento significativo no mercado das regiões Norte e Nordeste do País tem possibilitado a empresa ultrapassar a marca de R$ 5 milhões de faturamento ao ano.

O grande desafio da CarobHouse, que conta com 47 colaboradores, é quebrar o paradigma e poder se juntar ao mercado nacional de produção de chocolate gourmet e derivados. Para isso, a empresa prefere investir em campanhas de esclarecimento ao consumidor e trabalhar em treinamentos técnicos para a força de vendas, além de posicionar o produto com profissionais da área de saúde e formadores de opinião.

A área comercial concentra recursos no programa de degustação nos pontos de vendas e em congressos médicos. A experiência ousada tem dado certo e já rendeu à empresa dois outros prêmios nacionais em 2013, além de dois registros de patentes e quatro solicitações em análise no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), todas derivadas da alfarroba.

Fonte: Revista 100 Fronteiras

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail