Sincabima
EXPERIÊNCIA - 03/07/2014

Mercado exigente desafia criatividade do empreendedor

Estratégia, pesquisa e gestão de pessoas são pilares de crescimento dos negócios, conforme discurso de quem chegou lá ou está no caminho

PME em Pauta de 2014

Os quatro convidados para o primeiro PME em Pauta de 2014: Cristiano Brega, da Confiance Medical; Gean Chu, da Los Paleteros; Marcello Farrel, do Bob’s/ e Eloisa Helena, da Carob House (Rubens Nemitz Jr. / Gazeta do Povo)

Depois de “apanhar” por dez anos, o empresário Cristiano Brega, da Confiance Medical, sediada no Rio de Janeiro, diz ter, finalmente, começado a bater nos últimos dois. A persistência do empreendedor, que começou em 2002 fazendo manutenção de equipamentos médicos e hoje é produtor de estações de videolaparoscopia, foi um dos destaques da sua palestra durante o PME em Pauta, realizado pela Gazeta do Povo e Endeavor. Para Brega, resiliência é uma característica indispensável ao empreendedor. “Tem que acreditar no projeto para resistir às pancadas e às negativas e ainda acordar no dia seguinte com ânimo para continuar em frente”, diz.

A mudança da atividade da Confiance foi a primeira barreira que a empresa enfrentou. Foram dois anos de ajustes na papelada para transformar a autorização de venda para a de produção. Em 2009, com a fábrica em funcionamento e nenhuma venda efetivada, os problemas só cresceram. “O mercado médico é bem conservador e deve ser assim. Como confiar em um equipamento de marca desconhecida? Era nossa tarefa convencê-los da nossa qualidade. Foi difícil não ter clientes para dar referência, até vender o primeiro para um hospital público carioca”, diz.

Sustentada pela qualidade do produto e pelo preço – o equipamento da Confiance custa R$ 130 mil, preço em média 20% mais baixo do que similares importados –, a empresa apostou no atendimento para conquistar os 300 clientes que estão hoje na carteira. Nos últimos dois anos, 2 mil equipamentos foram entregues. Com 40 funcionários, a Confiance chegou a R$ 10,8 milhões de faturamento em 2013 e a meta é atingir R$ 16 milhões neste ano. “O foco agora é na gestão de pessoas. Temos que investir para que o funcionário se sinta bem no trabalho e compre a nossa cultura. Isso vai fazer diferença no mercado”, aposta.

Ritmo

Outra área onde o investimento é essencial para a prosperidade do empreendimento é a pesquisa. Há empresas que nasceram a partir do desenvolvimento de novas tecnologias, como a Carob House, de Curitiba. A fábrica de massa de alfarroba, substituto do cacau que não contém açúcar, lactose nem glúten, é resultado de US$ 200 mil aplicados em pesquisa durante cinco anos pelo casal Carmine Giunti e Eloisa Helena Orlandi.

Com duas patentes aprovadas e quatro em análise, a Carob House tem tecnologia de ponta no DNA. A empresa cresce em ritmo acelerado – dobrando a cada ano – e deve chegar aos R$ 10 milhões de faturamento em 2014. Mas a trajetória foi suada, como a maior parte dos empreendedores de sucesso.

“Aplicamos todos os recursos no desenvolvimento do produto. Tudo lá em casa virava alfarroba”, conta Eloisa. Todas as noites de insônia valeram a pena. A fábrica tem 40 funcionários e produz três toneladas de guloseimas feitas à base de alfarroba por semana, para distribuição para todo o país. “O nicho de pessoas preocupadas com alimentação saudável só cresce”, comemora.

Fonte: Gazeta do Povo

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail