Sincabima
OPORTUNIDADES DE CREDITO - 28/03/2014

Workshop vai apresentar diversas possibilidades de financiamento disponíveis para empresários

Todas as palestras e oficinas serão gratuitas. A palestra magna será com o Economista-Chefe do Bradesco, Octavio de Barros

Workshop

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio de sua Gerência de Fomento e Desenvolvimento, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae), e com o apoio das instituições Banco Central, BNDES, cooperativas de crédito e bancos de fomento locais, promoverão no dia 3 de abril, no Campus da Indústria, em Curitiba, o I Workshop Oportunidades de Crédito. O evento irá apresentar as possibilidades existentes no mercado, a legislação vigente nesta área, além de melhores práticas.

A proposta dos organizadores é auxiliar os empresários na escolha e obtenção da melhor linha de crédito para seu negócio. “Às vezes, a entrada de capital pode fazer toda a diferença para que um produto ou serviço tenha sucesso”, explica Eduardo Kossovski, coordenador de Fomento da Fiep. O workshop terá oficinas, debates e palestras que irão apresentar formas de acessar o crédito e de compor garantias – um dos gargalos na liberação de financiamentos.

Crédito – O setor de crédito, no Brasil, foi aquecido após a crise mundial de 2008. Para que o impacto financeiro externo não se refletisse na economia do país, o governo federal estimulou o consumo interno com a liberação de recursos. A intenção era incentivar a aquisição de bens de capital para que empresas pudessem manter-se competitivas no mercado internacional. O ápice de liberação de recursos foi registrado em 2013, com o recorde de desembolsos do BNDES (R$ 190 bi).

Kossovski ressalta que a tendência para 2014 é de manutenção do atual volume, o que pode gerar dificuldade para as empresas menos preparadas para o acesso ao crédito. “Diante de um mercado que tem uma demanda crescente por investimento, os agentes financiadores estão adotando critérios mais seletivos para a liberação de recursos, onde os interessados devem estar bem preparados, com bons projetos, para obter as melhores linhas, condições de prazos e juros”, explica.

Durante o workshop, o Senai no Paraná vai apresentar os editais de inovação disponíveis e a oficina do Sebrae será voltada aos empresários interessados em aperfeiçoar a apresentação de suas propostas. As linhas disponíveis serão apresentadas durante as oficinas das instituições de crédito. O evento será encerrado com a palestra magna do Economista-Chefe do Banco Bradesco, Octavio de Barros.

Octavio de Barros é Mestre e Doutor pela Universidade de Paris. Foi Economista convidado do Banco Central do Brasil, consultor do BNDES, vice-presidente do Conselho Regional de Economia de São Paulo, entre outros cargos. Atualmente é membro do Conselho Superior de Economia da Fiesp (Cosec) e Economista-Chefe do Banco Bradesco.

Todas as palestras e oficinas são gratuitas.

Fonte: FIEP

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail