Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




14/04/2012 - Atualizado em 01/04/2022

Certificado de Origem

Para acompanhar a inovação, presente nas empresas que visam um futuro promissor, o CIN/PR oferece o Certificado de Origem Digital - COD BRASIL: diferencial para a competitividade de seus negócios, garantindo agilidade na exportação e tranquilidade para seu cliente - aliados à tradicional legitimidade e confiança.

Vantagens

  • Redução ou isenção do imposto de importação;
  • Acesso preferencial aos mercados que o Brasil mantém acordos comercias;
  • Aumento da competitividade no mercado internacional.

Além da sede da Fiep, em Curitiba, as empresas de todo o Estado contam com Coordenadorias Regionais da Fiep para a emissão do Certificado de Origem Digital/COD BRASIL. Entre em contato com a coordenadoria sua região.


Confira as etapas para aderir ao COD BRASIL:

1. Efetue seu cadastro. Imprima, assine e envie o termo de adesão ao CIN/PR ou para a Coordenadoria mais próxima. Após a aprovação do cadastro, a empresa receberá login e senha de acesso para o COD BRASIL.

2. Cadastre as mercadorias e os clientes/parceiros (importadores e consignatários).

3. Cadastre a Declaração do Processo Produtivo (DPP) - documento emitido pelo próprio produtor que irá garantir o cumprimento das regras de origem estabelecidas nos acordos internacionais de comércio dos quais o Brasil faz parte. Após o preenchimento da DPP, o grupo técnico do CIN irá validar este documento e automaticamente o sistema enviará o Protocolo de Aprovação para o e-mail do usuário cadastrado.

4. Cadastre a Fatura Comercial (documento emitido pelo vendedor/exportador ao comprador/importador que substitui, no âmbito externo do país, a Nota Fiscal).

5. Imprima o Certificado de Origem. O COD BRASIL gera, automaticamente, o documento com base nas informações já cadastradas na Fatura Comercial e na DPP, garantindo facilidade, rapidez e segurança no processo de exportação.