Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Participe dos Grupos de Trabalho da Articulação do Setor Automotivo

Publicado em 12/01/2017

Confira as datas dos próximos encontros

Os trabalhos desenvolvidos pelos Observatórios Sistema Fiep são embasados na metodologia de prospectiva estratégica que tem como objetivo a construção coletiva do futuro desejado.

Desta forma, para se obter resultados, é essencial que os diversos segmentos da sociedade (academia, indústria, associações de classe, governo, etc.) estejam envolvidos e trabalhando coletivamente.

Saiba mais sobre nossas ações na Retrospectiva 2016.

Grupo de Trabalho – Cadeia de Fornecedores do Setor Automotivo

Este grupo atua em ações de sensibilização com os fornecedores de toda a cadeia automotiva, bem como com montadoras e sistemistas, reforçando os requisitos da política federal “Inovar-Auto” de regionalização de autopeças.

Atualmente, reúne profissionais das áreas de compras, supply chain, logística, fornecedores e afins, com objetivo de “paranizar” e apoiar o desenvolvimento econômico e tecnológico de fornecedores locais e fomentando a competitividade desta indústria.

17° Encontro do Grupo: 07/02/2017 – 9h às 11h
Local: FIEP Campus da Indústria
Pauta atual: Oportunidades de fomento, programas de apoio e linhas de crédito para o setor

Grupo de Trabalho - Educação Corporativa

Grupo de Trabalho “Diversidade e Inclusão – Legislação”

Estes dois grupos reúnem profissionais de Recursos Humanos e áreas afins para discutir temáticas que envolvam a Educação Corporativa, tais como, inclusão de PcD nas empresas, diversidade e relações de gênero, qualificação profissional, ferramenta eSocial, terceirização de trabalhadores e demais legislações que envolvam as áreas de Recursos Humanos e demais assuntos de interesse trazidos pelos grupos.

Entre os encontros, o grupo promove constantemente, palestras com especialistas, minicursos e visitas de benchmarking em empresas estratégicas relacionadas às temáticas em discussão.

53° Reunião do Grupo: 14/02/2017 – 9h às 11h
Local: FIEP Campus da Indústria
Pauta atual: editais de inovação

Grupo de Trabalho – Graduação em Engenharia Automotiva – UFPR

Este Grupo tem como objetivo, implementar o Curso de Graduação em Engenharia Automotiva pela UFPR, com participação ativa da Indústria desde a elaboração da grade curricular, definição do perfil do egresso, de seus laboratórios, entre outros. No momento, o grupo pretende desenvolver parcerias para constituição e uso compartilhado dos laboratórios do curso, via incentivos da política pública do Inovar-Auto para empresas que realizam investimentos em P&D e Engenharia

O GT também acompanha a tendência Indústria 4.0, discutindo o novo perfil profissional que deve ser formado, multidisciplinar e com competências para a automação inteligente e interligada. Bem como, laboratórios que acompanhem esses requisitos.

Próximo ação do Grupo: a definir

Comitê Gestor do Setor Automotivo – RMC

Este Comitê reúne as principais diretorias, gerências e demais lideranças estratégicas das empresas da cadeia automotiva do estado, bem como as lideranças do Sistema FIEP. Este Grupo delibera e traz à tona as principais demandas da indústria automotiva, orientando os trabalhos da Articulação do Setor Automotivo dos Observatórios.

15° Encontro do Comitê Gestor: 1° semestre/2017 (em breve, mais informações)
Pauta atual: Painel de Crise do Setor Automotivo: Indicadores da indústria automotiva (Big Data Sistema Fiep)

*Os encontros de Grupo de Trabalho são voltados para profissionais de toda a Cadeia Produtiva do Setor Automotivo, porém é de livre participação para outros, como pesquisadores ou comunidade em geral que possam ter interesse nos temas.

Para mais informações:

Aline Bortoluzzi
Tel.: 41 3271-7443
Email: observatorios.setorautomotivo@fiepr.org.br

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube