Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Retrospectiva 2016 da Articulação do Setor Automotivo

Publicado em 14/12/2016

Confira as principais ações realizadas ao longo do ano

Por: Aline Bortoluzzi

Ao longo de 2016, a equipe técnica do Setor Automotivo dos Observatórios Sistema Fiep, juntamente com os Grupos de Trabalho, realizaram diversas ações estratégicas para atender as principais demandas do Setor.

A Articulação do Setor Automotivo trabalhou fortemente na divulgação do Projeto Setores Portadores de Futuro para a Indústria Paranaense, o qual os resultados o apontam como um setor estruturante no estado, reforçando a necessidade de atuar no planejamento e execução das ações.

Entregamos o Monitoramento de Cenários da Indústria Automotiva, de acordo com as 24 variáveis da Publicação que guia o nosso trabalho. O mesmo foi apresentado em outubro de 2016, durante o 14° Encontro do Comitê Gestor do Setor Automotivo.

Também guiada por esta publicação, a Articulação Setorial mantêm Grupos de Trabalhos que reúnem profissionais da indústria, instituições públicas, técnicos do Sistema FIEP, pesquisadores e demais interessados.

- Grupo de Trabalho: Cadeia de Fornecedores do Setor Automotivo

O GT realizou trabalhos em conjunto com o GT Competitividade de Metal-Mecânica e focou, durante o ano, em ações para regionalização e adensamento dos diversos elos desta cadeia, no estado.

clique para ampliarIV Autopeças Paraná Summit (Foto: Observatórios)

Em 09 de junho deste ano, os dois GTs realizaram, em conjunto, o IV Autopeças Paraná Summit, edição com foco em componentes automotivos em metal-mecânica e plástico. O IV Autopeças Paraná Summit foi parte da programação da 8° Feira de Fornecedores da Indústria Automotiva - Autopar, já tradicional no estado. Em um processo que vem sendo chamado pelos integrantes do Grupo de “Paranização”, montadoras, fabricantes de autopeças e sistemistas apresentaram suas demandas, produtos e oportunidades, interagindo para uma maior regionalização da cadeia.  Estiveram presentes 32 empresas da Cadeia produtiva do Setor Automotivo, além de outras 08 instituições de fomento, inovação e Associação de Fabricantes, totalizando em cerca de 80 participantes.

O Grupo apoiou a realização e mobilização do VI Congresso de Sistemas Lean, organizado pela UTFPR e PUCR, com participação de 400 pessoas, realizado nos dias 09,10 e 11 de junho. O evento trouxe atualização técnica e compartilhamento de experiências sobre Sistemas Lean nas empresas, na comunidade e sobretudo, na indústria, integrando representantes do meio empresarial e acadêmico.

Em suas discussões, o GT também buscou conhecer indicadores econômicos e programas de fomento disponíveis para o desenvolvimento da cadeia produtiva do Setor Automotivo e competitividade local. Houve aproximação com o Projeto Prospecção de Fornecedores Embraer, por meio de parceria com a APD – Agência Paraná Desenvolvimento.  Também em parceria com a APD, a equipe técnica dos Observatórios atuou, na mobilização e participação da uma recepção de uma delegação de empresas japonesas com intuito de se instalarem no estado e em busca de fornecedores locais. 

clique para ampliarMissão de empresas japonesas (Foto: Observatórios)


 - Grupo de Trabalho: Graduação em Engenharia Automotiva – UFPR

Este GT vem trabalhando internamente em ações que possibilitem o lançamento da Graduação pela UFPR. Concluídas as etapas de planejamento e estruturação dos futuros laboratórios, o perfil do egresso, grades curriculares e liberação do MEC já concedida, a implementação de fato, depende atualmente de liberação de verbas públicas para a contratação de professores e demais necessidades do curso.

A equipe técnica dos Observatórios atuou na mobilização, divulgação e participação da Conferência AWARE, evento realizado para dar fechamento ao Projeto AWARE, dos quais participam UFPR, UFSC e a universidade alemã Technischen Hochschule Ingolstadt (THI).

O Projeto AWARE é uma parceria firmada entre as universidades brasileiras e a alemã com objetivo de incentivar a aproximação, as pesquisas e o intercâmbio de alunos, na área de engenharia automotiva.  Além de pesquisadores brasileiros e alemães, o evento contou com a presença de empresas como Renault, Volvo, Audi, Airbus, WEG, Nissan, trazendo cases e experiências da indústria local e internacional e abordando o futuro da mobilidade e a segurança na engenharia automotiva.

- Grupo de Trabalho – Educação Corporativa – Diversidade e Inclusão de PcD

Atendendo à Variável 19, “Mão-de-obra qualificada”, os GTs reúnem profissionais de Recursos Humanos, Saúde e Segurança do trabalhador, profissionais de formação e qualificação profissional, etc. Os integrantes do GT trabalharam em conjunto, abordando vários temas demandados pelas empresas do setor no cenário atual.

clique para ampliarMinicurso eSocial (Foto: Observatórios)

Em 18 de fevereiro, o GT participou de um minicurso com consultor especialista sobre  ferramenta eSocial.  O GT também priorizou a temática de oportunidades em editais de inovação nas empresas, trazendo cases locais já realizados e, em parceria com o Centro Internacional de Inovação – Sistema Fiep, uma mini-oficina de como submeter projetos nestes editais, realizada em 26 de outubro . Ainda nessa abordagem de inovação e editais, o GT teve oportunidade de conhecer o Programa Inova Talentos, apresentado pelo IEL-PR.

- Comitê Gestor do Setor Automotivo - RMC

Em 19 de outubro, foi realizado o 14° Encontro do Comitê Gestor do Setor Automotivo.  Neste encontro, estavam presentes empresas como Renault, Maringá Soldas, KYB Mando e thyssenkrupp. Com objetivo de monitorar o período de recessão econômica vivenciado nos últimos anos no país e utilizar indicadores como ferramenta estratégica nas tomadas de decisões, o Comitê trabalhou em conjunto, ao longo do ano, para construção de um painel de dados, denominado inicialmente de “Painel de Crise do Setor Automotivo”.

A plataforma busca, por meio de Big Data, indicadores em bases como Anfavea, Sindipeças, Denatran, etc. Em tempo real, as informações são organizadas, com fácil visualização e apresentação, filtrando-se por temporalidade e localidade. No primeiro semestre do ano, outras empresas do setor como Caterpillar, Volkswagen, DAF, Hubner e Renault também participaram de reuniões estratégicas para conhecimento e validação deste Painel.

clique para ampliarComitê Gestor (Foto: Observatórios)

O grupo reúne as lideranças das indústrias desta cadeia produtiva e outros instituições estratégicas. Constituído em 2008, o Comitê tem priorizado desde então, as principais demandas deste setor no estado do Paraná e guiado os trabalhos da Articulação do Setor Automotivo – Observatórios Sistema Fiep.

A Articulação do Setor Automotivo esteve presente nos eventos mais representantes para o setor, como Fórum da Indústria Automobilística, Simpósio SAE BRASIL de Manufatura - Diesel, Fórum de Qualidade Automotiva FAE, Hitachi Innovation, 9° Reatiba, SmartCity Business, eventos promovidos pelo Sindipeças-PR, entre outros.

Participe dos Grupos de Trabalho! Consulte a Agenda 2017 aqui ou entre em contato por email.  

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube